Intervenções no ambiente escolar visando a promoção da saúde
View/ Open
Date
2020-02-28Primeiro membro da banca
Paim, Maria Cristina Chimelo
Segundo membro da banca
Adaime, Martha Bohrer
Terceiro membro da banca
Sawitzki, Rosalvo Luis
Quarto membro da banca
rego, Susane Graup do
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria/RS e objetivou analisar quais as contribuições de ações mediadas por projetos interdisciplinares, visando a promoção da saúde, nos determinantes de saúde e estilo de vida de escolares, dos anos finais do ensino fundamental. O trabalho caracteriza-se quanto a sua natureza: qualitativa e quantitativa, aos objetivos: descritiva e explicativa, aos procedimentos: estudo de caso, ao local: campo e ao tipo de estudo: longitudinal. Ao longo de quatro anos (2011, 2012, 2013 e 2014) foram desenvolvidas formações continuadas com os professores, com o intuito de que os conhecimentos construídos e trabalhados em sala de aula, refletissem nos hábitos e estilos de vida dos escolares dos anos finais do ensino fundamental. Para o acompanhamento realizou-se avaliações antropométricas, aplicação de questionários semiestruturados, entrevistas, observação participante e registros dos pesquisadores no diário de campo. Os resultados estão apresentados em dois artigos e um manuscrito. O primeiro artigo descreve os projetos pedagógicos interdisciplinares, desenvolvidos pelos educadores da escola, e sob uma interpretação crítica, estruturou-se os projetos a partir da perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos, a fim de identificar as contribuições dessa dinâmica para o processo de elaboração das atividades desenvolvidas em sala de aula. Potencialidades para a construção coletiva e interdisciplinaridade nas ações visando a promoção da saúde, bem como da utilização dos Três Momentos Pedagógicos como alternativa didático-pedagógica, foram evidenciadas. O segundo artigo, analisa as contribuições de intervenções no ambiente escolar, visando a promoção da saúde, nos determinantes em saúde e no estilo de vida em escolares. Em específico, verifica os impactos dessas intervenções nos níveis de atividade física, estado nutricional, conhecimento nutricional, hábitos alimentares e imagem corporal. Alterações significativas consistentes, ao longo do tempo, foram observadas nos aspectos investigados. A proposta de intervenções no contexto escolar apresentou e viabilizou a abordagem de temas relacionados à promoção da saúde em sala de aula. O manuscrito investigou se as ações pedagógicas direcionadas à educação em saúde, foram capazes de alterar aspectos da atividade física, estado nutricional, conhecimento nutricional, hábitos alimentares e imagem corporal dos escolares. Os resultados apontaram que os sujeitos envolvidos neste estudo perpassaram por mudanças comportamentais. No entanto, para que ações no ambiente escolar se concretizem de forma eficaz, é necessário que haja comprometimento de todos os envolvidos. Conclui-se que intervenções no ambiente escolar, visando a promoção da saúde devem ser amplamente discutidas e desenvolvidas, para que estratégias, ações e atividades direcionadas para a melhoria da saúde dos estudantes, contribuam para uma mudança comportamental. Todavia se destaca sobre a relevância da permanência do grupo de pesquisadores na escola, e dos benefícios dessa parceria. Por fim, identificou-se uma limitação quanto ao envolvimento e participação dos pais/responsáveis nos processos educativos desenvolvidos na escola, os quais são essenciais para a formação dos estudantes, assim como para a construção coletiva de saberes e atitudes acerca de uma vida mais saudável.
The following license files are associated with this item: