A base nacional comum curricular e os anos iniciais: um estudo de caso
View/ Open
Date
2020-03-04Primeiro membro da banca
Pessano, Edward Frederico Castro
Segundo membro da banca
Sauerwein, Ines Prieto Schmidt
Terceiro membro da banca
Scheid, Neusa Maria John
Metadata
Show full item recordAbstract
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge no cenário educacional como uma nova política educacional, de caráter normativo, este documento define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem trabalhados em todas as escolas brasileiras. Frente a essa realidade, buscamos investigar entendimentos revelados por docentes atuantes no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Santiago-RS perante a BNCC, durante o período de sua aprovação junto ao Conselho Nacional de Educação. Para tanto, organizamos e dinamizamos o Programa de Formação Continuada: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais a partir da BNCC, partindo de um diagnóstico inicial e da construção do perfil, detectamos as necessidades e desejos do grupo e organizamos uma série de oficinas pedagógicas desenvolvidas através de atividades mobilizadoras as quais buscaram promover a reflexões teórico-práticas no grupo, o desenvolvimento de ações colaborativas, a construção de atividades experimentais com ênfase na área específica de Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na forma de um estudo de caso. Para tanto, a produção de dados individuais e coletivos, envolveu registros dos docentes e da pesquisadora, além de questionários analisados a partir dos princípios da análise de Conteúdo de Bardin (2010). Como resultados constatamos que: os docentes participaram do período de consulta pública da BNCC apresentando conhecimentos gerais condizentes com os divulgados nos vídeos institucionais; quanto à área específica de Ciências da Natureza concluímos que necessitam de mais aprofundamento; quanto à comparação com os Objetos do Conhecimento da BNCC com os Planos de Estudos observamos que apresentam divergências perante a nova proposta e necessitam de adaptação, porém os docentes afirmam que a implementação é totalmente aplicável. Além disso, através da atividade mobilizadora de elaboração de planejamento percebemos que os docentes se detiveram na exploração na Unidade Temática Matéria e Energia em detrimento das demais, a qual aborda conhecimentos mais próximos da realidade dos Planos Estudos em vigência na rede municipal de ensino, sem considerar aspectos interdisciplinares e utilizando a realização de experimentos; já na realização da atividade mobilizadora de organização dos Objetos do Conhecimento de forma coletiva percebemos a forte influência que os Livros Didáticos exercem sobre a organização curricular deste grupo de docentes. Concluímos por meio dos resultados apresentados que os docentes necessitam de participação em mais programas de formação continuada na Área de Ciências da Natureza, os quais utilizem metodologias participativas voltadas a reflexão teórico-prática possibilitando a construção de novos saberes e novas formas de aplicação dos mesmos.
The following license files are associated with this item: