Abordagem temática: um olhar para a apreensão de temas
View/ Open
Date
2021-02-05Primeiro membro da banca
Paniz, Catiane Mazzoco
Segundo membro da banca
Roso, Caetano Castro
Terceiro membro da banca
Watanabe, Giselle
Quarto membro da banca
Coutinho, Renato Xavier
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta investigação busca as contribuições e limites da Abordagem Temática, na área das ciências
da natureza, para a apreensão de temas. Por meio disto, configura-se como objetivo geral analisar a
Abordagem Temática enquanto teoria do conhecimento com viés epistemológico/gnosiológico para a
apreensão de temas. Para isso, foi necessário realizar inicialmente uma análise epistemológica como
base em Johannes Hessen e, por meio desta, uma análise gnosiológica embasada no educador brasileiro
Paulo Freire. Como caminhos metodológicos, três fontes de dados foram utilizadas: pesquisa
bibliográfica, entrevistas e análise de materiais. Dessas análises construídas com base na metodologia
da Análise Textual Discursiva, emergiram três categorias: I. Elementos gnosiológicos necessários ao
processo didático-pedagógico para a apreensão dos temas; II. Elementos gnosiológicos que atravessam
a apreensão dos temas; III. Desafios gnosiológicos e possibilidades de superação. Tais categorias
apresentam resposta ao problema, de forma que as contribuições da Abordagem Temática para a
apreensão de temas identificadas referem-se aos elementos de – problematização, dialogicidade,
contextualização e interdisciplinaridade – necessários ao processo didático-pedagógico. Além destes
elementos, ao ser levado em consideração a cultura primeira dos estudantes para apreensão de situações
significativas, gera-se uma apreensão crítica com potencial de transformação social. Como limites,
foram apontados aspectos sobre - material didático, avaliações, estrutura curricular e formação de
professores. Por meio destes resultados foi possível refletir em torno da busca por uma apreensão
temática crítica, social, humanista e transformadora da realidade que a Abordagem Temática propõe,
bem como expressar desafios que necessitam ser superados. Espera-se que o estudo desenvolvido possa
servir como uma contribuição para futuras pesquisas e práticas de educadores e educadoras que lutam
por uma educação de qualidade e acreditam no potencial transformador da educação.
The following license files are associated with this item: