Pressupostos freireanos na formação inicial de pedagogas e pedagogos: um olhar para três instituições do Rio Grande do Sul
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Date
2021-03-31Primeiro membro da banca
Bastos, Ana Paula Solino
Segundo membro da banca
Lindemann, Renata Hernandez
Terceiro membro da banca
Bastos, Giséli Duarte
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa justifica-se pela carência de estudos balizados na perspectiva freireana, no contexto dos anos iniciais, pela área de Educação em Ciências e pela necessidade de uma educação libertadora, em todos os níveis de ensino. Assim, é importante investigar como os pressupostos freireanos vêm sendo abordados e trabalhados pelos cursos de Pedagogia, de três instituições públicas, do estado do Rio Grande do Sul. Por isso, com o objetivo de identificar e caracterizar a presença dos pressupostos freireanos nos cursos de Pedagogia, presenciais e públicos, de três instituições do Rio Grande do Sul, a pesquisa investigou, inicialmente, dissertações e teses brasileiras. Nesta busca, chegou-se a vinte pesquisas, as quais nenhuma delas tinha como preposição analisar a presença freireana na Pedagogia, demonstrando o ineditismo deste estudo. Na sequência, mapearam-se as instituições públicas do Rio Grande do Sul que apresentavam cursos de Pedagogia presenciais. Essa etapa buscou investigar a presença das obras freireanas nos currículos destes cursos. As principais obras utilizadas são: A Pedagogia da Autonomia e A Pedagogia do Oprimido. Posteriormente, selecionaram-se as instituições que apresentavam um número maior de componentes curriculares, com indicações de obras freireanas, chegando-se às seguintes: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Campus São Luiz Gonzaga, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves e a Universidade Federal de Santa Maria. Assim, foram analisados os Projetos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia selecionados, a partir de três categorias a priori: inacabamento, dialogicidade e transformação social. Na continuidade, foram realizadas entrevistas com professores (as) das três instituições. A análise dos dados ocorreu com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, emergindo duas categorias: conhecimentos e práticas que balizam a utilização do referencial freireano e limitações no uso dos pressupostos freireanos. De maneira geral, identificaram-se alguns conhecimentos abordados pelos cursos, inspirados no referencial freireano, como amorosidade, criticidade, conscientização, autonomia, esperança, diálogo e problematização. Além disso, são utilizadas diversas atividades, como os círculos dialógicos, o reconhecimento da realidade, uso de temas e simulações. Os pressupostos freireanos vêm sendo abordados a partir de diversas obras, constatando-se, novamente, que as mais utilizadas são A Pedagogia da Autonomia e A Pedagogia do Oprimido. Já as principais limitações identificadas na sua abordagem, estão atreladas ao distanciamento dos conhecimentos escolares aos da realidade dos estudantes, a existência de um currículo linear que dificulta a adoção de temas, o posicionamento político de alguns professores, a produção e disseminação de Fake News ao entorno de Paulo Freire, o desconhecimento dos escritos do autor e a incompreensão da profundidade, complexidade e rigorosidade que exigem. A partir das discussões tecidas, percebeu-se que os conhecimentos trabalhados, a partir do referencial freireano, buscam um novo agir docente, mais coerente com a perspectiva de educação libertadora. Contudo, sinaliza-se a carência de processos de obtenção de temas geradores mais sistematizados, para que os mesmos tenham legitimidade e contribuam na apreensão da realidade vivida pelos estudantes.
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