Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Cassiano Francisco Scherner de
dc.creatorKlotz, Cleonice
dc.date.accessioned2016-11-03T11:19:43Z
dc.date.available2016-11-03T11:19:43Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2294
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe future is anticipated daily through countless technological artifacts in all areas of knowledge. In education too. It is presented as a necessity everyday, discusses several reasons to think, rethink and propose possibilities for effective teaching school components, such as the discipline of history, knowing that the technological innovations greatly occupy the imagination of youth. In proportion as the news come, extends the challenge educators to awaken interest in historical events, such as the military dictatorship, which are marked and the history of our country. Issues inherent in this process are treated in this study that aims to analyze and understand the consequences of the military dictatorship in the teaching of history, through a literature search and field, the second as a research tool with an interview with the city's teachers Sobradinho -RS, intending to contribute to the academic community and the school seeks to transform the teaching-learning process of a movement that involves a holistic view on the processes already experienced and that we form in our make every day, either as students or as teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória localpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDitadura militarpor
dc.titleO vídeo como instrumento para melhor compreender os reflexos da ditadura militar na educação: reminiscências dos professores da cidade de Sobradinho - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO futuro antecipa-se diariamente através de inúmeros artefatos tecnológicos, em todas as áreas do conhecimento. Na educação também. Apresenta-se como necessidade cotidiana, motivos vários que permitem discutir, pensar, repensar e propor possibilidades de efetivar o ensino de componentes escolares, como a disciplina de História, sabendo que as novidades tecnológicas ocupam sobremaneira o imaginário juvenil. Na mesma proporção em que as novidades surgem, amplia-se o desafio dos educadores em despertar interesse por acontecimentos históricos, a exemplo da Ditadura Militar, que marcaram e constituem a história do nosso país. Questões inerentes a esse processo são tratados nessa pesquisa que tem como objetivo analisar e compreender os reflexos da ditadura militar no ensino da história, através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, a segunda tendo como instrumento de pesquisa uma entrevista com professores da cidade de Sobradinho-RS, pretendendo contribuir com a comunidade acadêmica e escolar na busca por transformar o processo de ensino-aprendizagem um movimento que implique uma visão holística sobre os processos já vivenciados e os que constituímos no nosso fazer diário, seja como educandos, seja como educadores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples