Relações entre família e escola: a parceria colaborativa no apoio à escolarização de alunos com autismo
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Data
2021-04-08Primeiro membro da banca
Bosa, Cleonice Alves
Segundo membro da banca
Pereira, Caroline Rubin Rossato
Terceiro membro da banca
Pavão, Silvia Maria de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O autismo caracteriza-se como uma síndrome comportamental que apresenta comprometimentos na área da interação social e da linguagem/comunicação, além da presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Nesse sentido, destacam-se as dificuldades de comunicação do aluno com autismo que, em muitos casos, acaba não comunicando o que acontece na escola para a família; nem para a escola o que acontece na família, o que resulta em uma dificuldade de compartilhamento de informações entre os dois contextos. Além disso, a generalização é um desafio onipresente nas práticas escolares, sendo, muitas vezes, uma barreira para o processo de escolarização desses alunos, pois, as habilidades aprendidas no ambiente escolar podem não ser prontamente generalizadas da escola para casa ou da casa para a escola. Por isso, alguns estudos têm investigado essas relações, destacando-se, dentre eles, a Parceria Colaborativa (PC). Essa é caracterizada, principalmente, pelo desenvolvimento de relações de apoio entre escola e família, e pela equivalência de finalidades comuns. Portanto, o objetivo deste estudo constitui-se em desenvolver um questionário para avaliar indicadores de Parceria Colaborativa entre família e escola e investigar a presença de indicadores de Parceria Colaborativa nestes contextos, especialmente quanto ao planejamento e desenvolvimento das intervenções pedagógicas com alunos com Transtorno do Espectro Autista. O estudo foi realizado em três escolas públicas localizadas no município de Santa Maria- RS e contou com a participação de oito professoras e cinco pais de crianças com autismo. Os indicadores de Parceria Colaborativa foram identificados através de uma revisão conceitual. Na sequência, os conceitos foram refinados e sintetizados através de uma definição operacional descritiva, compondo a construção de uma Matriz Teórica de Categorias Indicativas de Parceria Colaborativa, nas quais foram aglutinados os indicadores compromisso e comprometimento e retirado o indicador comunicação. Na sequência, os indicadores foram transformados em itens para a construção de um Roteiro de Entrevista. Em seguida, foi desenvolvido o Questionário para Avaliar Indicadores de Parceria Colaborativa entre Pais e Professoras. Neste questionário, os pais responderam os indicativos de Parceria Colaborativa elencados pelas professoras e estas, os indicativos elencados pelos pais e os dados provenientes foram submetidos à análise de conteúdo. O estudo gerou seis subcategorias: comprometimento com o conteúdo/ ausência de comprometimento com o conteúdo e comprometimento nas relações família e escola e profissionais externos/ausência de comprometimento nas relações família/escola e profissionais externos, inclusão escolar/social/ausência de inclusão escolar/social, equidade na tomada de decisões/ausência de equidade na tomada de decisões; transparência nas relações pais/professora e atenção e cuidado com o filho/aluno/ausência de transparência nas relações pais/professoras e atenção e cuidado com o filho/aluno. Quanto a relação de Parceria Colaborativa e as intervenções pedagógicas foi possível destacar a importância em considerar os interesses e preferências educacionais dos filhos/alunos para que as intervenções pedagógicas implementadas possam ser adaptadas, auxiliando, assim, o trabalho docente e promovendo práticas colaborativas que tendem a impulsionar o desenvolvimento da aprendizagem do filho/aluno. Além disso, o contato frequente entre pais e professoras também se destaca como um fator determinante para a efetiva relação de Parceria Colaborativa. Para este indicativo, o estudo demostrou que a utilização de mídias sociais vem se revelando um importante aliado a Parceria Colaborativa, principalmente através de grupos de WhatsApp.
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