Relações entre família e escola: a parceria colaborativa no apoio à escolarização de alunos com autismo
Fecha
2021-04-08Primeiro membro da banca
Bosa, Cleonice Alves
Segundo membro da banca
Pereira, Caroline Rubin Rossato
Terceiro membro da banca
Pavão, Silvia Maria de Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O autismo caracteriza-se como uma síndrome comportamental que apresenta comprometimentos na área da interação social e da linguagem/comunicação, além da presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Nesse sentido, destacam-se as dificuldades de comunicação do aluno com autismo que, em muitos casos, acaba não comunicando o que acontece na escola para a família; nem para a escola o que acontece na família, o que resulta em uma dificuldade de compartilhamento de informações entre os dois contextos. Além disso, a generalização é um desafio onipresente nas práticas escolares, sendo, muitas vezes, uma barreira para o processo de escolarização desses alunos, pois, as habilidades aprendidas no ambiente escolar podem não ser prontamente generalizadas da escola para casa ou da casa para a escola. Por isso, alguns estudos têm investigado essas relações, destacando-se, dentre eles, a Parceria Colaborativa (PC). Essa é caracterizada, principalmente, pelo desenvolvimento de relações de apoio entre escola e família, e pela equivalência de finalidades comuns. Portanto, o objetivo deste estudo constitui-se em desenvolver um questionário para avaliar indicadores de Parceria Colaborativa entre família e escola e investigar a presença de indicadores de Parceria Colaborativa nestes contextos, especialmente quanto ao planejamento e desenvolvimento das intervenções pedagógicas com alunos com Transtorno do Espectro Autista. O estudo foi realizado em três escolas públicas localizadas no município de Santa Maria- RS e contou com a participação de oito professoras e cinco pais de crianças com autismo. Os indicadores de Parceria Colaborativa foram identificados através de uma revisão conceitual. Na sequência, os conceitos foram refinados e sintetizados através de uma definição operacional descritiva, compondo a construção de uma Matriz Teórica de Categorias Indicativas de Parceria Colaborativa, nas quais foram aglutinados os indicadores compromisso e comprometimento e retirado o indicador comunicação. Na sequência, os indicadores foram transformados em itens para a construção de um Roteiro de Entrevista. Em seguida, foi desenvolvido o Questionário para Avaliar Indicadores de Parceria Colaborativa entre Pais e Professoras. Neste questionário, os pais responderam os indicativos de Parceria Colaborativa elencados pelas professoras e estas, os indicativos elencados pelos pais e os dados provenientes foram submetidos à análise de conteúdo. O estudo gerou seis subcategorias: comprometimento com o conteúdo/ ausência de comprometimento com o conteúdo e comprometimento nas relações família e escola e profissionais externos/ausência de comprometimento nas relações família/escola e profissionais externos, inclusão escolar/social/ausência de inclusão escolar/social, equidade na tomada de decisões/ausência de equidade na tomada de decisões; transparência nas relações pais/professora e atenção e cuidado com o filho/aluno/ausência de transparência nas relações pais/professoras e atenção e cuidado com o filho/aluno. Quanto a relação de Parceria Colaborativa e as intervenções pedagógicas foi possível destacar a importância em considerar os interesses e preferências educacionais dos filhos/alunos para que as intervenções pedagógicas implementadas possam ser adaptadas, auxiliando, assim, o trabalho docente e promovendo práticas colaborativas que tendem a impulsionar o desenvolvimento da aprendizagem do filho/aluno. Além disso, o contato frequente entre pais e professoras também se destaca como um fator determinante para a efetiva relação de Parceria Colaborativa. Para este indicativo, o estudo demostrou que a utilização de mídias sociais vem se revelando um importante aliado a Parceria Colaborativa, principalmente através de grupos de WhatsApp.
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