Gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos da pessoa com deficiência intelectual: a pesquisa intervenção como mediação na formação docente da Educação Especial
Fecha
2020-07-24Primeiro membro da banca
Gesser, Marivete
Segundo membro da banca
Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
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Esta dissertação de mestrado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa – Educação Especial, Inclusão e Diferença e teve como objetivo investigar em que medida a oferta de uma Disciplina Complementar de Graduação (DCG) pode influenciar na construção/ ressignificação dos saberes sobre gênero e sexualidade envolvendo as pessoas com deficiência intelectual. Os objetivos específicos foram: conhecer as concepções e os saberes de um grupo de estudos do Curso de Educação Especial da UFSM acerca das temáticas de gênero e sexualidade envolvendo a deficiência intelectual e analisar as contribuições do processo de formação considerando as temáticas “deficiência, gênero e sexualidade” como possibilidade para a construção/ressignificação desses conhecimentos Trata-se de uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa. A pesquisa foi amparada na Teoria Histórico-Cultural e a proposta de intervenção foi materializada através da oferta de uma DGC. As participantes do estudo foram 12 (doze) estudantes do Curso de Educação Especial diurno da UFSM. A avaliação da intervenção aplicada seguiu duas etapas: A descrição minuciosa da proposta e análise dos seus efeitos. A segunda etapa foi realizada através da categorização dos questionários aplicados pré e pós intervenção e das questões respondidas pelas estudantes durante as aulas. O material foi interpretado com base na técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), e depreendido das seguintes categorias: Deficiência: modelo médico x modelo social; Gênero e sexualidade: abordagem biológica x social; Sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com DI e o papel docente da educação especial na articulação das discussões de gênero e sexualidade no espaço escolar. Os resultados apontam que a intervenção consolidou um espaço de discussão e contribuiu para construir, ampliar e, em alguns casos, ressignificar os conhecimentos em torno das temáticas deficiência, gênero e sexualidade, envolvendo as pessoas com DI. Evidencia-se a pesquisa-intervenção como uma estratégia de mediação potente para a formação docente em Educação Especial.
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