Mostrar registro simples

dc.creatorPereira, Paula Lidiane Cezar
dc.date.accessioned2021-11-25T14:04:50Z
dc.date.available2021-11-25T14:04:50Z
dc.date.issued2020-04-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22983
dc.description.abstractThis research, which is linked to the Special Education Research Line, inclusion and difference of the Postgraduate Program in Education - LP3, deals with pedagogical support to students appointed as the target audience of Special Education, according to the legislation in force (BRASIL, 2008) in Higher Education. The objective of the study is to raise reflections on the actions / strategies established and developed from the Pedagogical Monitoring Plan for target students of Special Education in Higher Education, aiming at the quality of permanence and the conclusion of the graduation course. The methodological path was characterized by a qualitative approach in the stage of data collection and analysis. The locus of the investigation was a federal public institution of Higher Education, intentionally selected because it uses the Pedagogical Monitoring Plan. It was found that this plan is developed based on the demands of students who have the support of a multidisciplinary team. The strategies defined for them to be able to complete the course include suggestions for adaptations, guidelines and specific interventions in the training area. These are strategies presented in the individual Pedagogical Support Plan. However, it is noteworthy that the plan itself can be considered the inclusion strategy. It is concluded that the integration in an graduation course consists of different processes, which require a personal investment in the long term and, when an obstacle occurs, pedagogical support can be the device that favors the successful conclusion of the graduation course.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlano de acompanhamento pedagógicopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectPúblico-alvo da educação especialpor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectPedagogical monitoring planeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectTarget audience of special educationeng
dc.subjectStrategieseng
dc.titlePlano de acompanhamento pedagógico na educação superior: estratégia de inclusãopor
dc.title.alternativePedagogical follow-up plan in higher education: inclusion strategyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa, que está vinculada à Linha de Pesquisa de Educação Especial, inclusão e diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação – LP3, trata do apoio pedagógico a estudantes nomeados de público-alvo da Educação Especial, conforme legislação vigente (BRASIL, 2008) na Educação Superior. O objetivo do estudo consiste em suscitar reflexões sobre as ações/estratégias estabelecidas e desenvolvidas a partir do Plano de Acompanhamento Pedagógico (PAP) para discentes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior, visando a qualidade da permanência e a conclusão do curso de graduação. O percurso metodológico foi caracterizado pela abordagem qualitativa na etapa de coleta e análise dos dados. O lócus da investigação foi uma Instituição pública federal de Ensino Superior, intencionalmente selecionada por utilizar o Plano de Acompanhamento Pedagógico. Constatou-se que esse plano é elaborado com base nas demandas dos discentes que contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar. As estratégias definidas para que consigam concluir o curso abrangem sugestões de adaptações, de orientações e de intervenções específicas a área de formação. Essas são estratégia apresentadas no Plano de Apoio Pedagógico individual. Mas, destaca-se que o próprio PAP pode ser considerado a estratégia de inclusão. Conclui-se que a integralização em um curso de graduação consiste em diferentes processos, que exigem um investimento pessoal a longo prazo e, quando algum obstáculo ocorre, o apoio pedagógico pode ser o dispositivo que favoreça a conclusão com sucesso do curso de graduação.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Peranzoni, Vaneza Cauduro
dc.contributor.referee2Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee3Bridi, Fabiane Romano de Souza
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672311165716996por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International