Liquidez dos discursos e contextos emergentes na educação superior no Brasil: a perspectiva das mídias sociais e tecnopolíticas
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Data
2020-10-23Primeiro membro da banca
Morosini, Marília Costa
Segundo membro da banca
Sarturi, Rosane Carneiro
Terceiro membro da banca
Possa, Leandra Bôer
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa de Mestrado em Educação é resultante dos estudos realizados junto a Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Articula-se aos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GESTAR/CNPq/UFSM, tendo em vista a seguinte problemática: Quais discursos e contextos emergentes estão relacionados à Educação Superior no Brasil, na perspectiva das mídias sociais e tecnopolíticas? Em atendimento a problemática de pesquisa, delineou-se como objetivo geral “compreender a produtividade discursiva e contextos emergentes na Educação Superior no Brasil, na perspectiva das mídias sociais e tecnopolíticas”. Por objetivos específicos: (i) reconhecer no contexto sócio-histórico da globalização, em especial século XXI, os processos de [re]formulação de políticas para a Educação Superior no Brasil e contextos emergentes; (ii) identificar os possíveis sentidos tecnopolíticos e modos de [re]articulação da Educação Superior na produção de contextos emergentes; (iii) analisar os dispositivos e respectivos contextos de transformação midiática, a partir de seus discursos e impactos na produção de sentidos sobre as universidades federais no Brasil. Metodologicamente, apresenta-se como uma pesquisa qualitativa exploratório-interpretativa, utilizando-se da busca on-line, com proposta de análise de discurso com base em Charadeuaua (2008). Utilizou-se como fundamentação teórica os estudos de Morosini (2014); Bauman (2008); Zuboff (20018), Maués (2019), Morozv (2018), entre outros autores. Conclui-se com este estudo que os discursos evidenciados estão em inter-relação com as metas e “orientações” dos organismos multilaterais no sentido de privatização da Educação Superior pública no Brasil. Estas novas configurações de Contextos Emergentes se tornaram ainda mais incisivas em seus processos, tornando-se um imperativo através das tecnologias e seus usos que, cada vez mais, refletem um [des]controle social.
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