Dialética dos sentidos de trabalho pedagógico para os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS
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Data
2021-02-11Primeiro membro da banca
Frizzo, Giovanni Felipe Ernst
Segundo membro da banca
Machado, Célia Tanajura
Terceiro membro da banca
Mallmann, Elena Maria
Quarto membro da banca
Ribas, João Francisco Magno
Quinto membro da banca
Calheiros, Vicente Cabrera
Vedoin, Andreia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas, Práticas Educativas e suas
Interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação e integra-se às pesquisas
desenvolvidas pelo Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e
Políticas Públicas. A proposta surge do debate acadêmico do Grupo, na última década, sobre o
trabalho dos professores, sendo entendido como trabalho pedagógico. A pesquisa buscou
problematizar sobre os sentidos de trabalho pedagógico para os professores. Como objetivo
geral estabeleceu-se analisar, a partir dos discursos, os sentidos de trabalho pedagógico
atribuídos pelos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Santa
Maria/RS e, como contribuem para a configuração de um contexto de dialética dos sentidos
de trabalho pedagógico. Como objetivos específicos: caracterizar a organização da Educação
Física na RMESM; analisar como se caracteriza o trabalho pedagógico, os desafios e as
possibilidades, tendo em vista a realidade dos professores de EF; compreender como os
professores constituem-se professores e o movimento da produção dos sentidos de trabalho
pedagógico; categorizar e analisar os sentidos de trabalho pedagógico para professores de EF
com base na dialética dos sentidos; descrever o movimento da dialética dos sentidos de
trabalho pedagógico e os processos relativos ao trabalho dos professores de EF. Foram
procedimentos metodológicos: o questionário, a pesquisa documental e a entrevista
semiestruturada. A análise dos dados produzidos foi realizada pela análise dialética, a partir
das categorias: totalidade, historicidade, contradição, mediação e práxis. Constatou-se a
existência da relação dialética entre trabalho pedagógico e sentidos, de modo que um trabalho
pedagógico intencional, ingênuo e provisório/estratégico produz, respectivamente, sentido
intencional, ingênuo e provisório/estratégico, a partir do fenômeno da dialética dos sentidos
de trabalho pedagógico.
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