Atendimento educacional especializado na educação superior: ações do Núcleo de Acessibilidade da UFSM
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Data
2021-03-11Primeiro coorientador
Menezes, Eliana da Costa Pereira de
Primeiro membro da banca
Viegas, Luciane Torezan
Segundo membro da banca
Breitenbach, Fabiane Vanessa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo surgiu com a intenção de ampliar as reflexões acerca das ações da Educação Especial no contexto da Educação Superior. Considera-se que, desde o ano de 2007, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM vem adotando uma política de reserva de vagas para os estudantes com deficiência. Essa ação é recorrente da Resolução 011, de 2007, que institui o Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social; possibilitando, assim, que os estudantes com deficiência ingressem no contexto da Educação Superior. Diante desta realidade, fez-se necessário olhar para as práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas com esses estudantes na intenção de oferecer permanência, aprendizagem e conclusão de curso. Nesta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o Atendimento Educacional Especializado (AEE), desenvolvido no contexto do Núcleo de Acessibilidade/CAEd, na intenção de garantir permanência, aprendizagem e integralização curricular na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo de investigação. Como instrumentos de produção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e as professoras da Educação Especial que atuam como bolsistas da pós-graduação, desenvolvendo o Atendimento Educacional Especializado no Núcleo de Acessibilidade. A análise dos dados foi baseada na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Utilizou-se, portanto, diferentes autores que contribuíram na construção da produção analítica, entre eles: Tardif (2010), Honnef (2013), Capellini (2008) e Maturana (2001). Além disso, foram utilizados documentos legais que orientam o processo de inclusão na Educação Superior. Esse movimento investigativo possibilitou-nos conhecer a formação inicial e a atuação profissional das professoras de Educação Especial que atuam no Núcleo de Acessibilidade. Os dados produzidos indicaram que as professoras - participantes da pesquisa - preocupam-se em desenvolver ações que envolvam o atendimento individualizado ao estudante, a produção de orientações destinada a coordenação e aos professores dos cursos, a formação de professores, assessoria e as adaptações de materiais; constituindo também ações que contemplem e auxiliem todos os professores e sujeitos que atuam com esses estudantes, compartilhando conhecimentos que colaboram para o desenvolvimento das práticas inclusivas - valorizando e respeitando a singularidade dos alunos. Portanto, concluiu-se que o trabalho desenvolvido no Núcleo de Acessibilidade, no contexto do Atendimento Educacional Especializado, contemplou as ações que abrangeram, desde a acessibilidade atitudinal até a comunicacional e metodológica, as quais contribuem muito para a permanência, a aprendizagem e integralização curricular dos estudantes com deficiência na UFSM.
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