Construção de imagens públicas na sociedade de plataforma: estratégias discursivas adotadas pelos candidatos à prefeitura de Santa Maria/RS em 2020
Resumo
Esta pesquisa analisa a construção discursiva das imagens públicas políticas dos candidatos à prefeitura de Santa Maria/RS no pleito municipal de 2020, em plataformas de mídias sociais. Partimos de uma abordagem crítica do uso das plataformas, considerando suas incidências sobre a formação de imagens e opiniões públicas que reconfiguram o espaço social. O problema que norteia a pesquisa questiona quais são as estratégias discursivas acionadas pelos candidatos na construção da própria imagem pública em seus perfis oficiais no Facebook. O objetivo passa por identificar as estratégias acionadas nos discursos e compreender como elas se adequam ou incorporam às funcionalidades das plataformas de mídias sociais. Para responder ao problema e objetivos propostos, acionamos a metodologia de análise discursivo-argumentativa, assumindo a compreensão de que os discursos políticos são
naturalmente persuasivos e atuam para a formação do ethos político. Levantamos catorze estratégias discursivas, a partir da literatura, que foram adotadas como categorias e identificadas nos discursos políticos utilizando como ferramenta o software Atlas.ti. As estratégias acionadas com mais frequência foram “carisma”, “crenças compartilhadas”, “dramatização” e “vontade de agir”, indicando que, em pleitos eleitorais municipais, o objetivo dos candidatos é mais construir uma imagem amigável do que competente. Ainda, fazemos um levantamento dos formatos de conteúdo mais acionados e cruzamos essa informação com as estratégias já identificadas, concluindo que os discursos políticos estão sujeitos à adequação conforme as limitações e possibilidades do meio.
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