Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por título
Itens para a visualização no momento 290-309 of 403
-
O português e o espanhol no processo de integração Argentina-Brasil: efeitos políticos no status das línguas
(2015-02-26)Este trabalho investiga o status adquirido pelas línguas portuguesa e espanhola no contexto da globalização das relações econômicas, políticas e culturais e da integração regional, a partir das políticas advindas do ... -
Português instrumental no ensino técnico profissionalizante: desafios na formação de professores
(2015-12-15)O desenvolvimento de estudos acerca da abordagem instrumental da língua, a qual completa mais de 30 anos no Brasil, faz-se relevante não só para repensar, de modo geral, o trabalho realizado na área de formação de professores ... -
Prática de análise linguística (crítica) no contexto de formação inicial de professores de Língua Portuguesa: uma abordagem em construção
(2022-03-08)Esta pesquisa origina-se de inquietações pessoais e acadêmicas sobre a compreensão e a apropriação da Prática de Análise Linguística (PAL) em contexto de formação. A fim de buscar respostas a nossos questionamentos, ... -
Prática de análise linguística como articuladora das práticas de leitura e produção de textos: um desafio para os professores de língua portuguesa em formação inicial
(2022-03-31)Tendo em vista que a PAL “surge como alternativa complementar às práticas de leitura e produção de textos” (MENDONÇA, 2006, p. 204), a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar em que medida professores de Língua ... -
Prática de análise linguística: um olhar sobre as atividades da coleção português: conexão e uso
(2024-02-19)Esta pesquisa tem por objetivo investigar as atividades de Análise Linguística (AL) propostas no Livro Didático (LD) Português: conexão e uso do 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de verificar em que medida contribuem ... -
Práticas de letramentos em um programa de formação inicial de professores de língua inglesa
(2021-01-19)Esta pesquisa busca investigar as práticas de letramentos vivenciadas/mobilizadas por professores em formação inicial, participantes de uma comunidade de prática (WENGER; TRAYNER, 2011), a qual promove a formação de ... -
Práticas discursivas sobre o gaúcho em tempos de censura (1964-1969): um caso da imprensa escrita no Rio Grande do Sul
(2015-05-11)Buscamos, nesta dissertação, compreender o funcionamento do discurso sobre o gaúcho na imprensa em tempos de censura. Da perspectiva da Análise de Discurso, iniciada nos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de intelectuais ... -
O presente como som, o passado como fúria: a ruína no tempo-espaço em the sound and the fury de William Faulkner
(2019-03-19)Como um dos escritores mais influentes de seu tempo, o norte-americano William Faulkner deixou um legado de romances que nos coloca diante do homem em seu estado mais cru: um homem atormentado por um passado que o assombra ... -
Primeiras estórias: a margem do intraduzível
(2011-01-28)Entende-se a importância de acesso a textos de culturas distintas e escritos em diferentes línguas por meio das traduções, principalmente em dias atuais, em que a informação circula em escala global. Mais importante ainda ... -
O processo argumentativo construído em um programa de formação continuada multiletrada com professores da educação de jovens e adultos (EJA)
(2021-02-11)Considerando a relação entre teoria e prática na atuação docente, as ferramentas e os recursos teórico-metodológicos que embasam a prática de professores de linguagem são diversas. Entre elas, a argumentação em contextos ... -
O processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa dos anos 1970 e 1980 no Brasil
(2024-02-20)Este trabalho tem por objetivo compreender como autores linguistas colocam em funcionamento o processo de didatização dos saberes linguísticos em livros didáticos de língua portuguesa das décadas de 1970 e 1980. A perspectiva ... -
Processos de identificação de professores de inglês em tempos de pandemia
(2022-07-04)Esta pesquisa compõe os estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Colaborativos em Contextos Escolares (N.E.C.C.E.) e está vinculada ao projeto guarda-chuva Línguas na Escola: formação colaborativa de professores de ... -
Processos existenciais em reportagens de capa da revista superinteressante
(2013-03-01)Esta dissertação tem como tema o estudo dos processos existenciais do sistema de transitividade da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004). Esta abordagem funcionalista entende a linguagem como um ... -
A produção científica no CAPPA/UFSM: artigos científicos em língua inglesa sob a perspectiva da análise crítica de gênero
(2023-02-13)A Paleontologia caracteriza-se por ser a ciência que estuda os seres vivos e organismos que habitaram o planeta Terra no passado, a fim de compreender o processo evolutivo das espécies e as possíveis relações entre elas. ... -
Produção de material didático para a leitura e escrita do gênero narrativa sob a perspectiva da Escola de Sydney
(2021-05-20)Esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de um material didático sobre narrativas literárias para uma turma de 7º ano do ensino fundamental, seguindo os preceitos da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney (MARTIN; ... -
A produção memorialística de Hilda Siri publicada no almanaque Serra Post Kalender
(2010-03-12)Este trabalho apresenta a descrição de parte da história da imigração alemã para o Brasil, centrando-se no Rio Grande do Sul. Este é o estudo inicial que tem como seqüência mostrar o desenvolvimento da imprensa em língua ... -
Produções orais de um primeiro ano de ensino médio noturno à luz da situacionalidade e da argumentação
(2020-02-20)Na presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresentamos uma pesquisa desenvolvida em sala de aula, na Escola Básica Estadual Cícero ... -
Professores em formação inicial e a prática de análise linguística no contexto escolar: uma análise crítica de discursos
(2021-05-10)Esta pesquisa analisa criticamente os discursos de licenciandos do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas da UFSM a fim de verificar em que medida ocorre, por parte dos participantes, ... -
Programa escolas interculturais de fronteira: professor sujeito fronteiriço
(2017-03-27)Considerando o fato de que trabalhei como professora formadora no Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) do Ministério da Educação, que sou fronteiriça, natural da cidade de São Borja - RS e que me interessam ... -
Programas de formação docente para o inglês como meio de instrução na educação superior: características, alinhamentos e adaptação na perspectiva dos letramentos acadêmicos
(2023-02-13)O cresceste processo de internacionalização da educação pode ser visto sob diferentes pontos de vista. Um desses pontos de vista é a Internacionalização em Casa (BEELEN; JONES, 2015), focalizada nos aspectos de integração ...