Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Freitas, Soraia Napoleão"
Itens para a visualização no momento 21-28 of 28
-
Estudo de caso de uma criança com características de altas habilidades: problematizando questões referentes à inclusão escolar
(2007-01-12)A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. O interesse em realizar esta pesquisa surgiu ... -
Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
(2013-04-16)Este trabalho teve como principal objetivo pesquisar as representações sociais das professoras em relação aos estudantes com comportamentos de superdotação e suas implicações no processo de identificação e na busca ... -
Classe hospitalar: acessibilidade na estrutura e organização para o atendimento do público-alvo da educação especial
(2016-07-18)Esta pesquisa vinculou-se à Linha de Pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível ... -
A aprendizagem de uma criança com altas habilidades/superdotação e transtorno de Asperger
(2014-03-30)A inclusão escolar dos alunos que são público alvo da Educação Especial, de acordo com a legislação educacional brasileira, deve ser em escola comum, ofertando o Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos ... -
Indicadores de altas habilidades entre os reclusos do Centro de Atendimento Sócio-educativo no município de Santo Ângelo - RS
(2005-03-09)A presente dissertação objetiva investigar indicativos de altas habilidades entre os reclusos do Centro de Atendimento Sócio-Educativo do Município de Santo Ângelo. Após a introdução, uma justificativa pessoal esclarece a ... -
Discursos e efeitos: problematizando a temática das altas habilidades/superdotação sob as tramas da inclusão educacional
(2012-03-26)O presente estudo teve finalidade de investigar e problematizar a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) sob tramas discursivas da Inclusão Educacional (IE), como também da acessibilidade. Para tanto, buscou-se ... -
Escola e instituição de acolhimento: articulações necessárias para a acessibilidade de estudantes com deficiência
(2016-08-09)A presente pesquisa parte de inquietações sobre a acessibilidade na educação e a articulação entre escola e instituição de acolhimento. Esta pesquisa delimitou-se aos estudantes com deficiência em situação de acolhimento ... -
O desenvolvimento organizacional das classes hospitalares do RS: uma análise das dimensões econômica, pedagógica, política e cultural
(2007-03-22)A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. O objetivo que direcionou a busca investigativa ...