Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 536
-
Formação continuada em música: reconstruindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais com professoras unidocentes
(2012-07-27)A presente pesquisa faz parte da linha Educação e Artes (LP4), do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, e integra o grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical (CNPq). A formação musical ... -
A teoria social do reconhecimento como fenômeno pedagógico: a relação teoria e prática
(2012-04-27)Esta pesquisa propõe refletir a respeito dos saberes teóricos e práticos envolvidos ao longo da formação do pedagogo na Universidade Federal de Santa Maria -- UFSM, buscando compreender, à luz da teoria do reconhecimento ... -
Processos constitutivos da docência superior: saberes e fazeres de professores de fisioterapia
(2009-07-13)Esta pesquisa insere-se na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e teve como objetivo principal compreender como ocorrem os processos constitutivos ... -
Caminhos da docência no Instituto Federal Farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica
(2014-01-31)Este estudo tem como tema caminhos da docência no instituto federal farroupilha: da formação aos primeiros anos da carreira na educação profissional e tecnológica, encontrando-se vinculado à Linha de Pesquisa: Formação, ... -
Educação estética e razão comunicativa: um outro da razão ou uma outra racionalidade?
(2007-04-12)O trabalho consiste numa análise bibliográfica e fílmica, que visa um exercício de hermenêutica reconstrutiva das Cartas para uma Educação Estética do Ser Humano, de Schiller, em sua conexão com a racionalidade comunicativa ... -
A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio
(2010-09-06)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A temática central foi a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual ... -
As concepções sobre o processo de leitura e escrita de uma professora alfabetizadora do meio rural
(2012-03-02)Este trabalho apresenta os resultados alcançados na pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, ... -
Corpo e cultura de movimeto no teatro da formação cultural: ainda Ulisses?
(2013-07-15)A presente pesquisa se configura pela discussão sobre a formação cultural do/a professor/a de Educação Física no viés da estética, analisada através de alguns elementos constituintes da formação profissional, tais como o ... -
Representações de professores sobre materiais didáticos impressos: EaD na Educação Especial
(2007-06-29)Buscamos nas décadas de 60 e 70, época em que houve uma intensa utilização do recurso educacional material didático, subsídios para compreender o que nos traz a produção de material didático na EaD hoje. Vivíamos numa ... -
Mediação pedagógica no ensino-aprendizagem colaborativo do sistema e-Tec Brasil
(2015-08-26)A preocupação temática, geradora dessa pesquisa, está centrada nos desafios da mediação pedagógica da Equipe Multidisciplinar no Curso Técnico em Fruticultura a distância, inserido no Sistema e-Tec Brasil, do Colégio ... -
Escrever, para quê? A construção da escrita como dispositivo formativo de docentes - possibilidades e dificuldades para com o escrever
(2009-08-27)Esse estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa aborda as narrativas dos ... -
Comprometimento políticos dos professores: resgate e busca nas tramas das práticas escolares
(2012-03-30)A presente dissertação teve como intuito investigar o nível de politização dos professores e se este condiciona o comprometimento político destes trabalhadores frente ao contexto educacional da rede pública estadual de ... -
Construindo projetos, arquitetando ideias, analisando dados: a reforma curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais-2004/UFSM
(2010-03-26)A pesquisa aqui abordada procurou estabelecer um vínculo com a formação inicial, temática a qual vem sendo pensada por mim desde o curso de Graduação. Neste momento, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na ... -
Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2004-06-30)Este estudo insere-se na linha de Pesquisa de Formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Busca identificar a presença do fenômeno social ... -
O professor substituto: repercussões na formação inicial docente um estudo de caso
(2010-04-15)A origem deste estudo de caso advém de minha trajetória como substituto no curso de Letras Espanhol da UFSM. Objetivei pesquisar as representações feitas por graduados do referido curso sobre os professores substitutos que ... -
Entre o presencial e o virtual: movimentos em direção a novos saberes da docência superior
(2013-03-25)Este estudo, realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem por objetivo geral ... -
Educação e arte: entre os perdidos no meio ambiente e os achados na poética das artes visuais
(2008-06-30)Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa Educação e Artes PPGE/ UFSM. O principal objetivo deste estudo é fazer reflexões teórico-práticas da Arte, do Meio Ambiente e a Formação Continuada de Professores de Artes Visuais, ... -
A formação do professor-supervisor de terapias psicodinâmicas: um estudo de educação médica
(2005-04-08)A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional e apresenta, como tema, a formação do supervisor de psicoterapias analíticas. Tendo o objetivo de ... -
O berçário como contexto das DCNEI Nº 5/2009 e a prática pedagógica com bebês: um estudo em uma EMEI de Santa Maria/RS
(2013-06-28)A dissertação ora apresentada teve como objetivo geral investigar a relação entre as práticas pedagógicas da professora de berçário de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria/RS e as proposições das ... -
Afetos de um mundo secreto: fabulações de uma formação docente
(2015-08-11)Esta dissertação experimentou da fabulação para pensar os encontros de uma formação docente. Encontros esses produzidos pelos afetos (SPINOZA, 2013) disparados pela animação Coraline e o Mundo Secreto (2009). Encontros ...