Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Pavão, Sílvia Maria de Oliveira"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)O tema das altas habilidades/superdotação perpassa os espaços de ensino de maneira significativa, tanto na identificação do público-alvo como também no trabalho e estímulo à diversidade de habilidades que um indivíduo pode ... -
Relações interpessoais e a perspectiva da educação inclusiva
(2023-07-12)A presente pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserida na linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”. ... -
Intervenção psicopedagógica na educação superior: acessibilidade aos estudantes com deficiência
(2015-07-03)Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se tecem as relações de ensino e aprendizagem dos sujeitos com deficiência no contexto da Educação Superior, buscando identificar estratégias psicopedagógicas e os meios de ... -
As percepções dos tradutores intérpretes de libras face as suas atribuições profissionais no ensino superior
(2021-07-28)Este estudo está vinculado a Linha de Pesquisa da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Teve como objetivo identificar as percepções dos Tradutores Intérpretes de Libras (TILSP) com relação ao exercício ... -
Processo de implantação da educação inclusiva no sistema Colégio Militar do Brasil: a influência dos elementos da cultura militar
(2021-12-17)A política educacional brasileira tem dado cada vez mais destaque ao aspecto da inclusão nos últimos anos. Esse movimento segue tendências internacionais e está alinhado com as normativas que regem a educação no país. O ... -
Práticas psicopedagógicas com o estudante da educação superior: desafios do aprender
(2016-06-24)A presente dissertação é oriunda de uma pesquisa que teve como objetivo geral conhecer o impacto e as contribuições da intervenção de uma Equipe Psicopedagógica Interdisciplinar na Universidade Federal de Santa Maria. Visou ... -
A deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagem
(2015-07-08)Estudar a inclusão de pessoas com deficiência, incita a reflexão sobre a saúde, haja vista que as condições de saúde, podem influenciar o desempenho da aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi: conhecer, como ocorre o ... -
Mediação colaborativa: o diálogo entre o profissional da psicologia e o educador especial
(2022-11-22)Este trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Linha de pesquisa 3 (LP3) - Educação Especial, Inclusão e Diferença. Tem por objetivo compreender ... -
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na educação superior
(2018-07-02)Este estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa ... -
Ingresso no curso de educação especial: aspectos motivadores ao processo de escolha profissional
(2021-10-12)Essa dissertação, constituinte do Curso de Mestrado em Educação, na Linha de pesquisa Educação, Inclusão e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve como objetivo ... -
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
(2018-07-03)O objetivo geral deste estudo, foi o de analisar se o acompanhamento psicológico auxilia o estudante contribuindo para o seu desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa descritiva, ... -
Políticas de atenção à saúde e segurança do servidor (PASS) e os efeitos na atuação do tradutor intérprete de Libras
(2022-11-17)Esta dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculado à Linha de pesquisa 3 (LP3) - Educação Especial, Inclusão e Diferença, tem por objetivo ... -
Plano de acompanhamento pedagógico na educação superior: estratégia de inclusão
(2020-04-09)Esta pesquisa, que está vinculada à Linha de Pesquisa de Educação Especial, inclusão e diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação – LP3, trata do apoio pedagógico a estudantes nomeados de público-alvo da Educação ... -
Políticas de inclusão e permanência na educação superior: entre o público e o privado
(2017-06-28)A Educação Superior no Brasil sofreu profundas mudanças na última década que repercutiram diretamente no aumento do acesso de estudantes decorrentes da ampliação da oferta de vagas a diversos grupos, antes excluídos desse ... -
Vínculo afetivo entre mãe-filho: limites e possibilidades do desenvolvimento da autonomia dos estudantes com deficiência na Educaçâo Superior
(2017-07-11)No contexto familiar, a descoberta da deficiência de um filho, pode ocasionar uma vivência traumática, alterando a dinâmica familiar e consecutivamente afetando todos os seus integrantes. A partir do diagnóstico, a família ... -
Educação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiras
(2023-07-19)A presente dissertação teve como objetivo analisar a educação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau a partir das políticas educacionais brasileiras. Teve como problema da pesquisa: quais ... -
Processos de (re) conhecimento do estudante público-alvo da educação especial na UFSM: adaptações curriculares (des) necessárias
(2016-07-04)O desenvolvimento deste estudo está vinculado à Linha de Pesquisa da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo o Ensino Superior como lócus de inclusão e a Terminalidade Específica como reflexão das ... -
Perfil dos profissionais da rede de educação especial: descrição da formação e do conjunto de processos e práticas na educação superior
(2017-07-17)No cenário atual, em que muitas Instituições vem garantindo o acesso de estudantes com deficiência através de reserva de cotas, torna-se necessário investigar “quem” (no espaço e atuação que lhe é fornecido) e “como” ... -
Transversalidade nas ações da Educação Especial: a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
(2016-03-04)A temática da inclusão é considerada atual, está em constante aperfeiçoamento e é de suma importância para o contexto educacional do público-alvo da Educação Especial. O presente estudo aborda a Dissertação de Mestrado com ...