Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Early childhood education"
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O berçário como contexto das DCNEI Nº 5/2009 e a prática pedagógica com bebês: um estudo em uma EMEI de Santa Maria/RS
(2013-06-28)A dissertação ora apresentada teve como objetivo geral investigar a relação entre as práticas pedagógicas da professora de berçário de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria/RS e as proposições das ... -
O protagonismo das crianças nas práticas educativas da educação infantil: investigando com as crianças da pré-escola
(2014-04-04)Nas últimas décadas, os estudos voltados à infância e à Educação Infantil têm enfatizado a necessidade e a relevância da participação ativa das crianças, tanto nas pesquisas como nas demais práticas sociais das quais fazem ... -
Trabalho pedagógico dos professores de educação infantil de Santa Maria/RS: uma análise dos movimentos de sentidos nos projetos pedagógicos escolares
(2022-12-07)Esta dissertação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, ... -
Aprendizagem docente na educação infantil: ensinar e aprender em turmas multi-idades
(2017-12-15)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral ... -
Repercussões do PNAIC nas políticas de formação continuada para professores de educação infantil no município de Santa Maria – RS
(2020-09-11)Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se articulam as propostas de formação continuada para professores de Educação Infantil, empreendidas pela rede municipal de ensino de Santa Maria – RS. Assim, também buscamos ... -
A infância pelas vozes e gestos das crianças na EMEI Eufrázia Pengo Lorensi, Santa Maria/RS
(2024-07-24)Esta Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria está vinculado à Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces e ... -
Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil
(2023-05-26)A presente dissertação tem por tema de pesquisa, a Educação Musical em práticas de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil reveladas em seus modos de ser docente. Como objetivo geral buscou-se compreender ... -
O espaço-tempo da educação infantil e a relação com a natureza
(2024-07-26)Esta dissertação se localiza na linha de pesquisa: Políticas públicas, práticas educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Integra a pesquisa: Infâncias, ... -
Concepções sobre ser menino e ser menina de uma turma de crianças de multi-idade na educação infantil
(2023-08-16)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O problema de ... -
Práticas pedagógicas na educação infantil: atravessamentos e travessias em tempos de pandemia de Covid-19
(2022-12-16)Esta dissertação de Mestrado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces da Universidade Federal de Santa Maria (RS). O estudo apresenta e ... -
Reescrevendo novos horizontes e possibilidades para a educação infantil a partir do amar e brincar
(2020-07-07)O estudo e percepções que se apresenta está vinculado à linha de pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria –(UFSM), cujo objetivo principal é o de investigar a ... -
Matrícula obrigatória na educação infantil: impactos no município de Santa Maria - RS
(2016-08-29)Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada no Curso de Mestrado em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa LP2: Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ... -
O cotidiano na educação infantil: espaços, tempos, ações e o lugar dos bebês
(2018-01-23)A Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político brasileiro, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. ... -
A trajetória da educação infantil na UFSM: 23 anos de história do Ipê Amarelo
(2012-04-26)Este estudo procurou compreender a história da constituição e desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria, buscando elementos de sua história recente, para, a partir ... -
Educação infantil e educação musical: um estudo com pedagogas
(2011-05-20)Esta pesquisa está vinculada a Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e teve como objetivo compreender como pedagogas de uma ... -
Ludicidade, artesanias pedagógicas e ambiências bioecológicas produzindo a educadora infantil artífice do seu ofício
(2023-04-28)Esta Dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 1 - “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Curso de Mestrado em Educação. ... -
Entre zonas de silêncio e (re)existências: a trajetória de crianças venezuelanas nas escolas de educação infantil de Santa Maria/RS
(2022-12-15)O aumento dos fluxos migratórios para o Brasil a partir de 2010 impôs um novo olhar para as migrações internacionais, principalmente oriundas do Sul Global. Dentro desse contexto, aumentou também o número de crianças ... -
Envolvimento parental no contexto da educação infantil e séries iniciais de alunos com autismo
(2014-01-06)O objetivo deste estudo foi investigar as práticas de envolvimento parental das escolas para com as mães cujos filhos têm autismo. Observa-se uma escassez de estudos nacionais sobre o tema, mesmo que documentos oficiais ... -
Base Nacional Comum Curricular: impactos na organização curricular de uma unidade federal de educação infantil
(2022-02-18)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possibilita discussões e reflexões sobre as diversas etapas de ensino, tais como a educação infantil. Esta dissertação irá discutir a (re)construção do projeto político-pedagógico ...