Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Learning"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Possibilidades de aprendizagens do professor universitário numa experiência pedagógica interdisciplinar
(2006-10-02)O trabalho Possibilidades de Aprendizagens do Professor Universitário numa Experiência Pedagógica Interdisciplinar foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação de Professores do Curso de Mestrado em Educação da Universidade ... -
Práticas psicopedagógicas com o estudante da educação superior: desafios do aprender
(2016-06-24)A presente dissertação é oriunda de uma pesquisa que teve como objetivo geral conhecer o impacto e as contribuições da intervenção de uma Equipe Psicopedagógica Interdisciplinar na Universidade Federal de Santa Maria. Visou ... -
A deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagem
(2015-07-08)Estudar a inclusão de pessoas com deficiência, incita a reflexão sobre a saúde, haja vista que as condições de saúde, podem influenciar o desempenho da aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi: conhecer, como ocorre o ... -
Ampliação do tempo escolar: os desafios e as possibilidades no ensino fundamental da rede pública do município de Araguatins - Tocantins
(2015-08-31)Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação em tempo integral por meio de uma reflexão do Programa Mais Educação (PMEd). Teve como objetivo analisar os impactos da política de ampliação do tempo escolar nas escolas ... -
A educação mediada por animais como atividade desenvolvente no processo de aprendizagem de estudantes com deficiências
(2016-10-14)A educação especial vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político, consolidando-se como um profícuo campo investigativo e trazendo para a pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. Dentre ... -
Contribuições do PIT - programa de incentivo ao talento no processo de aprendizagem e desenvolvimento de um aluno com altas habilidades
(2008-03-25)A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. O interesse em realizar este trabalho ... -
Inclusão no IF Farroupilha Campus Santo Augusto: conjunto de práticas políticas que tem produzido sujeitos
(2017-09-05)O presente estudo se insere no campo de investigação das políticas de inclusão implementadas nos Institutos Federais de Educação Profissional no Brasil e especificamente no Instituto Federal Farroupilha e pode ser inscrito ... -
O lugar do amar na relação ensino-aprendizagem da educação infantil e anos iniciais, contribuições de Humberto Maturana
(2023-05-02)Esta pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE – UFSM), intitulada: O Lugar do Amar na Relação Ensino-Aprendizagem da ... -
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
(2018-07-03)O objetivo geral deste estudo, foi o de analisar se o acompanhamento psicológico auxilia o estudante contribuindo para o seu desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa descritiva, ... -
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos
(2015-06-18)Dissertação de Mestrado escrita sob o olhar das inquietações e experimentações docentes com relação a alguns espaços e encontros com os signos produzidos por pessoas, leituras, conversas, situações de vida, fragmentos dos ... -
As potencialidades do uso do aplicativo GraphoGame para os estudantes com deficiência intelectual
(2023-11-08)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa ... -
Aprendizagem da arte e formação de educadores
(2009-07-20)Esta investigação desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo pensar a aprendizagem da arte e sua importância ... -
Mobilização dos saberes curriculares em ambiente virtual de ensino-aprendizagem
(2007-03-16)Propomos avaliar a mobilização de saberes referente ao currículo ensinado em nível de Ensino Médio Curso Normal mediadas pelo AMEM Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador . Como estratégia investigativa, ...