dc.creator | Wommer, Fernanda Gabriela Bitencourt | |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T12:13:34Z | |
dc.date.available | 2021-12-17T12:13:34Z | |
dc.date.issued | 2021-10-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23356 | |
dc.description.abstract | This doctoral thesis investigates whether the use of Active Methodologies can promote the deepening of important scientific concepts in middle school through, the entomology theme. This study is presented in the form of three articles and a manuscript that seek, through a logical sequence, to present the results obtained in the studies carried out. Article 1 proposes a classification and categorization of Active Learning Methodologies, in article 2 we present the gamified activity Insects GO that was developed in an middle school, where students had to actively engage in tasks that involved scientific concepts about the entomology. In manuscript 1, we investigated the importance of inserting the History of Science as a strengthening of learning in middle school, and the last article presents the experience reporting a didactic activity carried out through non-face-to-face activities in 2020 and had as main objective engage students in the design and construction of an insect hotel, developing skills and presenting concepts relevant to the study of middle school science. This study presents a new perspective of learning about scientific concepts through the use of Active Methodologies involving the entomology theme, for this, quantitative and qualitative aspects capable of determining the involvement, motivation and learning of the students involved were analyzed. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Conceitos científicos | por |
dc.subject | Entomologia | por |
dc.subject | Active methodologies | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Scientific concepts | eng |
dc.subject | Entomology | eng |
dc.title | As potencialidades do ensino de entomologia através do uso de metodologias ativas no ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | The potentialities of entomology teaching through the use of active methodologies in elementary education | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A presente tese de doutorado investiga se o uso das Metodologias Ativas pode promover o aprofundamento de conceitos científicos importantes no Ensino Fundamental através da temática entomologia. Este estudo é apresentado sob forma de três artigos e um manuscrito que buscam por meio de uma sequência lógica, apresentar os resultados obtidos nos estudos realizados. O artigo 1 propõe uma proposta de classificação e categorização das Metodologias Ativas de Aprendizagem, no artigo 2 apresentamos a atividade gamificada Insects GO que foi desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental, onde os alunos tiveram que se envolver ativamente em tarefas que envolveram conceitos científicos sobre o tema entomologia. No manuscrito 1, investigamos a importância da inserção da História da Ciência como fortalecimento da aprendizagem no Ensino Fundamental e, o último artigo apresenta o relato de experiência de uma atividade didática realizada por meio das atividades não presenciais no ano de 2020 e teve como objetivo principal engajar os alunos na criação e construção de um hotel para insetos, desenvolvendo habilidades e apresentando conceitos relevantes no estudo de Ciências do Ensino Fundamental. Esse estudo apresenta uma nova perspectiva de aprendizagem sobre conceitos científicos através do uso de Metodologias Ativas envolvendo a temática entomologia, para isso foram analisados aspectos quantitativos e qualitativos capazes de determinar o envolvimento, motivação e a aprendizagem dos alunos envolvidos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Loreto, Elgion Lucio da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6493669115018157 | por |
dc.contributor.referee1 | Nicoletti, Elenize Rangel | |
dc.contributor.referee2 | Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da | |
dc.contributor.referee3 | Barbosa, Nilda Berenice de Vargas | |
dc.contributor.referee4 | Sartori, Paulo Henrique dos Santos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1507033634827410 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |