Formação docente em cursos de licenciatura da UFSM: sobre políticas curriculares e discussões de gênero e de sexualidades
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Data
2021-07-02Primeiro membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Segundo membro da banca
Scott Junior, Valmor
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPGE) - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria na linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação Básica - LP1”. Teve como objetivo entender como os/as estudantes de cursos de formação inicial docente da UFSM, compreendem as questões de identidades de gênero e orientações sexuais, tendo em vista sua atuação como futuros/as docentes. Inicialmente, realizamos a sistematização dos estudos acerca da temática da pesquisa. Num segundo momento, trouxemos as Políticas Públicas que visam inserir o tema nas universidades e educação básica. Buscamos, também, perceber como o currículo de formação inicial docente é atravessado por esses assuntos. A pesquisa foi fundamentada numa abordagem qualitativa, envolvendo a consulta a documentos e a dados empíricos. Utilizou-se como método para a coleta desses dados um questionário on-line, distribuído aos/as discentes participantes dos programas PIBID e Residência Pedagógica dos cursos de licenciatura da UFSM. Na busca da compreensão dos dados optou-se pela Análise do Discurso, da qual elencamos alguns elementos para análise: os discursos produzidos pelos PPC’s das licenciaturas; os discursos presentes nas falas dos sujeitos quanto a relevância da temática para a atuação docente, e, também, a relação entre a formação e a prática em contextos educativos. Após a análise, percebemos que os currículos dos cursos de formação inicial da UFSM trazem alguma disciplina que trate sobre identidades de gênero e orientação sexual, porém, há lacunas nessa formação. Desta forma, foi proposto como produto educacional um curso para acadêmicos das licenciaturas da UFSM, no intuito de promover momentos de reflexão, de conhecimento, de trocas de experiências para que a escola e os/as docentes cumpram com seu papel social de formação de sujeitos críticos, reflexivos, desprovidos de preconceitos e que possam ser reprodutores de igualdade e respeito.
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