Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
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Política pública de assistência estudantil: acesso e permanência na casa do estudante universitário da UFSM
(2023-11-23)A pesquisa ora proposta foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (PPPG/UFSM) na linha de pesquisa LP1: Políticas e gestão da ... -
Política pública de financiamento do ensino superior em tempo de crise: estratégias de gestão em uma instituição particular.
(2019-07-25)O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em políticas públicas e gestão educacional – PPPG, busca compreender o fundo de financiamento estudantil (FIES) e seu impacto em uma instituição privada do ... -
A política pública de progressão continuada no ciclo de alfabetização: estudo em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria/RS
(2017-08-21)Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de alfabetização dos alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, localizada no município de Santa Maria/RS, ... -
Políticas curriculares e educação antirracista: transgressões possíveis na educação básica
(2023-11-20)Este trabalho, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas em Gestão Educacional da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior aborda a temática Políticas ... -
Políticas curriculares e gestão escolar: continuidade ou ruptura em relação aos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental?
(2019-09-27)Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
Políticas curriculares para educação do campo: um olhar sobre a rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul
(2022-12-13)Esta dissertação, da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica – LP1, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
Políticas da infância: relações dialógicas e possibilidades de auto (trans) formação na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM
(2023-10-18)Esta dissertação faz parte da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – mestrado profissional – e aborda a temática das Políticas Públicas, estando ligada com a linha ... -
Políticas de assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS: estratégias de permanência do estudante na educação superior
(2019-08-06)O presente trabalho apresenta a pesquisa de Mestrado Profissional desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM. ... -
Políticas e práticas curriculares em classes multisseriadas: realidade e desafios da alfabetização
(2023-11-17)Essa Dissertação de Mestrado está vinculada a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
Políticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inédita
(2022-10-31)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática: políticas ... -
Políticas educacionais e ruralidades: perspectivas de gestão compartilhada das escolas municipais do/no campo de Uruguaiana-RS
(2018-01-15)Esta Dissertação de Mestrado Profissional, decorrente de pesquisa na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, apresenta um estudo ... -
Políticas públicas e ensino remoto na alfabetização: uma proposta de curadoria de conteúdos para o município de Santa Maria
(2022-03-09)A presente dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), articula-se às pesquisas ... -
Políticas públicas e gestão educacional: distorção idade/ano na rede pública de educação no município de Santa Maria/RS
(2022-02-23)Esta pesquisa de Mestrado Profissional advém do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo geral compreender as Políticas Públicas ... -
Possibilidades de acompanhamento pedagógico de professores iniciantes frente aos desafios do trabalho em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia
(2017-07-11)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, no período de 2015 a 2017, tem como foco o acompanhamento ... -
Possibilidades de interlocução da coordenação pedagógica com o professor de educação especial na organização e desenvolvimento do trabalho docente
(2019-11-29)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPPG/CE/UFSM). A investigação ... -
Possibilidades para a organização do trabalho escolar na perspectiva de uma proposta de educação integral
(2017-06-27)Esta pesquisa teve como temática norteadora a educação integral e a organização do trabalho escolar, tendo como foco as formas de organização do trabalho escolar para a implementação de uma proposta de educação integral. ... -
(Pós) ensino remoto: os recursos tecnológicos digitais nos processos de escolarização
(2023-10-30)Esta dissertação vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
Práticas colaborativas e escola inclusiva: uma experiência de outros tempos e espaços escolares
(2023-02-02)A escola inclusiva encontra nas práticas colaborativas uma possibilidade de reinvenção. Como objeto/tema de pesquisa, esta dissertação toma os processos de formação e a constituição de práticas colaborativas na perspectiva ... -
Práticas de ampliação do tempo escolar: uma proposta de educação em tempo integral na contemporaneidade
(2018-05-14)O presente estudo discute a atuação das políticas educacionais, no que tange as práticas de ampliação do tempo escolar no cenário contemporâneo como sendo fundamentais para atender demandas da sociedade no que se refere ... -
Práticas pedagógicas para alunos com transtorno do espectro autista: processos inclusivos no contexto escolar
(2022-03-04)Esta pesquisa está inserida na linha de Pesquisa de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O estudo tem ...