Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 161-180 of 186
-
Progressão continuada no bloco pedagógico: desafios para a gestão escolar em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria-RS
(2018-08-03)Esta pesquisa de Mestrado Profissional insere-se na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Trata da discussão sobre a temática de progressão ... -
Projeto de vida: uma proposta de construção compartilhada com estudantes do ensino médio
(2019-08-26)Esta pesquisa dissertativa caracteriza-se como um processo investigativo-formativo com o objetivo geral de compreender a produção de saberes e representações de estudantes do Ensino Médio do IEEVD, considerando um processo ... -
O projeto político pedagógico e a gestão democrática na educação infantil: uma proposta de construção dialógica na rede municipal de ensino de Toropi - RS
(2018-08-09)Esta pesquisa do Mestrado Profissional foi desenvolvida na Linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Proposta de gestão orçamentária compartilhada a partir dos resultados efetivos da avaliação externa: um estudo de caso no CE – UFSM
(2017-08-24)Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no contexto da Linha de pesquisa “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos/LP2”, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de ... -
Prova Brasil de Língua Portuguesa: desdobramentos e possíveis impactos nas práticas docentes
(2017-08-16)Este trabalho trata de como os desdobramentos das políticas de avaliação externa podem movimentar possíveis reformulações nos planos de estudos das escolas da rede municipal de ensino de São Pedro do Sul. O problema da ... -
O que há do outro lado? A gestão da transição da educação infantil para os anos iniciais
(2019-11-14)Esta pesquisa tem como tema a gestão da transição da educação infantil para os anos iniciais. O mesmo está vinculado a linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Mestrado Profissional em Políticas Públicas ... -
O que pode o gênero no cinema? Efeitos deformativos no currículo escolar
(2023-01-25)Esta pesquisa rabisca, deforma e acena para as insurgências do corpo diante de alternativas compostas pela tríade gênero, cinema e Deformação que tecem junto a esta escrita a seguinte problemática: quais os modos de pensar ... -
Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada
(2017-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha de pesquisa Gestão Pedagógicas e Contextos Educativos. Como tema tem as práticas de produção do professor ... -
(Re)articulação do planejamento estratégico e a gestão participativa no contexto escolar
(2021-02-12)Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, abordando a temática do Planejamento Estratégico na ... -
[Re] articulação do sistema municipal de ensino de Cachoeira do Sul/RS: gestão democrática no cenário da política educacional
(2019-08-21)Esta pesquisa de Mestrado Profissional insere-se na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e se refere à [re] articulação do Sistema ... -
[Re]significação da educação infantil no projeto político-pedagógico da EMEF professor Adelmo Simas Genro
(2022-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica do Mestrado Profissional, que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e de Gestão Educacional, da Universidade Federal ... -
O reconhecimento do estudante com altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro do autismo: o contexto do ensino superior
(2023-01-27)O presente trabalho trata sobre o reconhecimento das características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estudantes inseridos no ensino superior. Essa dissertação foi ... -
Recriando a educação infantil em tempos de pandemia Covid 19
(2022-05-27)Os objetivos desta pesquisa são refletir sobre as brincadeiras e as culturas infantis na turma em que atuo como docente, de modo a qualificar minha proposta de trabalho na Educação Infantil. Também busco compreender o ... -
Reflexões sobre inclusão e formação docente de uma comunidade escolar da rede pública municipal de Santa Maria-RS
(2021-12-03)Concebendo uma perspectiva inclusiva de ensino como importante estratégia na tentativa de buscar uma solução para a problemática das evasões numa escola pública, a pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Políticas ... -
A reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) e os desafios da gestão curricular na garantia da formação integral: por uma proposta multidisciplinar para além da pedagogia tecnicista
(2023-11-19)A partir desta pesquisa, buscamos analisar a implementação do Novo Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, no município de São Pedro do Sul/RS, e seu impacto na garantia de uma formação integral ... -
Resgate de experiências em uma escola de ensino médio para conhecimento acerca dos desafios na (re)construção de um currículo integrador
(2023-02-10)Esta pesquisa é uma abordagem sobre a temática currículo com foco na possibilidade de implementação de uma proposta curricular integradora. O contexto é de escola estadual de Ensino Médio no período de 2020 a 2022, durante ... -
Saberes docentes de professores alfabetizadores: domínios para autoavaliação docente
(2023-01-27)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e contextos educativos, a partir do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Práticas ... -
Saberes necessários à compreensão e implementação da Lei n⁰ 11.645 /08 no contexto da educação pública municipal de São Pedro do Sul
(2022-02-28)Esta pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa II: Gestão Pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O tema dissertativo ... -
Sistema de avaliação da educação superior: (in)congruências e repercurssões nas insituições de ensino superior privadas
(2018-08-30)Esta temática habita o universo pedagógico de uma parcela significativa de gestores e professores da educação superior. Na vida acadêmica, a quem se dedica a ela, certamente, no passado ou muito em breve, será levado a ... -
Tecnologias e gestão educacional no contexto pandêmico: a experiência de Três Passos/RS
(2023-12-12)Este projeto de pesquisa está ligado a LP1 do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de Estudos em Educação, ...