Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
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A gestão em rede em territórios de vulnerabilidade social: círculos de diálogos com docentes gestoras
(2023-11-09)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado profissional, a partir da linha LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como objeto de investigação a ... -
A gestão escolar e o desenvolvimento de competências socioemocionais a partir das narrativas docentes
(2023-02-17)Esta pesquisa desenvolveu-se no curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, ... -
A gestão pedagógica escolar e a interconexão com outros contextos educativos
(2023-10-09)Esta dissertação está ligada à linha de Pesquisa 2 (LP2), Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O ... -
Gestão pedagógica na educação infantil de tempo integral: desafios e possibilidades de planejamento compartilhado
(2017-08-22)Esta dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP1) – Políticas e gestão da Educação Básica do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, e tem por ... -
Gestão universitária e qualidade na extensão: institucionalização de cursos de línguas estrangeiras na UFSM
(2018-06-27)A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha “Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Superior”. Trata da extensão universitária em termos de ... -
Gira...gira...girassol: movimentos de construção de diretrizes curriculares para a educação do campo no sistema municipal de ensino de Cachoeira do Sul/RS
(2021-02-11)Esta Dissertação de Mestrado Profissional está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM, intitulada: “Gira...Gira...Girassol: Movimentos de construção de Diretrizes Curriculares ... -
Glossário de ciência política: contribuições para os estudos das políticas educacionais
(2021-12-18)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), concebe as temáticas da Ciência Política como um instrumental analítico fundamental para ... -
Grupo de pais: um dispositivo potencializador da escolarização de alunos com autismo
(2022-02-08)Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar as principais demandas dos pais em relação ao desenvolvimento e escolarização dos filhos com autismo. Essa temática se justifica por ser uma demanda institucional do ... -
Guia (in) formativo para profissionais da educação: desdobramentos à gestão da Secretaria de Educação do município de Santa Maria
(2022-02-15)Esta pesquisa de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa de Políticas de Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da UFSM, e se refere ... -
Histórias de vida e narrativas de quatro professoras normalistas
(2018-08-30)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
Impacto social do mestrado profissional na formação permanente dos professores da rede municipal de Santa Maria – RS: contribuições dos egressos do PPPG/UFSM
(2020-12-16)O presente estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM), desenvolvido na Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e ... -
A implementação da meta 1 do Plano Nacional de Educação na educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2018-08-08)Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates acerca da universalização da pré-escola, que é considerada uma etapa da Educação Infantil e, atualmente, segundo a legislação, é assegurada como obrigatória e gratuita. ... -
Inclusão escolar: desafios para a equipe gestora
(2021-05-31)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Política Públicas e Gestão Educacional, foi elaborado com o objetivo de conhecer as estratégias ... -
Indicadores de evasão e baixa procura nos cursos de licenciatura do IFFAr – Campus São Vicente do Sul: rearticulações na gestão
(2018-08-09).Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida com base na pesquisa acerca das políticas de formação de professores desenvolvidas nos Institutos Federais, sob a obrigatoriedade legal de oferta de pelo menos 20% das vagas ... -
Indicadores de qualidade na atuação do Conselho Municipal de Educação no âmbito do sistema de ensino de Cachoeira do Sul - RS
(2019-10-30)Essa pesquisa de mestrado profissional está vinculada a Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal ... -
A inserção do setor privado na educação básica municipal e seus efeitos nas políticas públicas educacionais
(2023-11-23)Esta dissertação de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (LP1) - PPPG, da Universidade ... -
A institucionalização do atendimento educacional especializado (aee) em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul
(2017-08-31)Esta pesquisa é vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Políticas Públicas para a Educação ... -
Interfaces da avaliação externa no currículo escolar: percepções de professores de uma escola da rede municipal
(2022-10-20)A presente dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação, da Linha de Pesquisa de Políticas Públicas, aborda a temática da avaliação externa no ... -
Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana
(2017-08-21)O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as ... -
Índices para que te quero: o bloco alfabetizador e sua implicação ao trabalho pedagógico
(2022-02-10)O presente estudo vincula-se ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. A investigação objetivou compreender as implicações ...