Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por assunto "Child education"
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Docência na educação infantil durante a pandemia da Covid-19: investigação-formação em ambiências bioecológicas
(2022-11-28)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas ... -
Impacto da pandemia covid-19 na gestão escolar de uma escola pública municipal de educação básica de Santa Maria, RS
(2024-02-29)Esta dissertação vincula-se ao mestrado profissional do Programa de PósGraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e ... -
Parâmetros para a qualificação da formação permanente de professores que atuam na educação infantil
(2023-02-03)Esta dissertação integra o escopo de produções decorrentes do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da ... -
Organização do trabalho pedagógico na escola da infância/creche e o uso dos registros audiovisuais: contribuições docentes
(2023-12-18)Este estudo contempla a investigação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/ Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa ... -
Processos de implementação da BNCC na educação infantil: o trabalho didático pedagógico sob o olhar da linguagem corporal
(2021-03-03)Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este trabalho dissertativo é apresentado como requisito para a conclusão do Curso de ... -
Formação continuada em educação infantil: desafios e perspectivas de uma formação em contexto na rede municipal de Santa Cruz do Sul/RS
(2017-08-31)A educação infantil que se sonhou, buscou e se consolidou, no Brasil, durante sua história de expansão, demonstra a visão que a sociedade possuía em relação à infância, o papel, a posição social da criança e os exemplos ... -
Educação infantil no município de Cachoeira do Sul/RS: impasses e perspectivas na formação de professores
(2018-08-29)Este estudo teve como objetivo conhecer as políticas públicas de oferta formação de professores de educação infantil do município de Cachoeira do Sul/RS. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, em que a ... -
A educação infantil (4 e 5 anos de idade) no contexto das escolas de ensino fundamental do município de São Pedro do Sul/RS: estão sendo garantidos os direitos da criança nessa primeira etapa da educação básica?
(2022-02-22)Esta dissertação de mestrado inseriu-se na linha de pesquisa LP1: Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa ... -
Parceria público-privada na educação infantil: o atendimento à demanda de vagas no município de Santa Maria/RS
(2023-01-23)Esta dissertação intitulada “PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ATENDIMENTO À DEMANDA DE VAGAS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS”, foi desenvolvido na Linha de Pesquisa I - Políticas e Gestão da Educação Básica ... -
Diálogos colaborativos acerca dos processos formativos docentes: as práticas pedagógicas no berçário
(2019-08-23)Este trabalho apresenta as relações construídas entre o que está proposto no PPP da escola e o planejamento das práticas pedagógicas das professoras de Berçário de duas escolas privadas com autorização para funcionamento ... -
Espaços e tempos na educação infantil: quando os retalhos se unem
(2018-08-27)Esta dissertação tem por tema espaços e tempos na Educação Infantil. Está vinculada à linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional ... -
Os conselhos escolares na efetivação da gestão democrática: alguns limites e possibilidades
(2017-08-21)Esta dissertação de mestrado vem contribuir para a efetivação da Gestão democrática através do fortalecimento dos Conselhos Escolares, trazendo alguns limites e possibilidades encontrados neste tema. Tem como problema de ... -
Narrativas de experiência na educação infantil em uma abordagem por projetos: a pesquisa como uma construção em processo
(2017-09-18)Nas Diretrizes Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009), pautada nos princípios éticos, políticos e estéticos vislumbra-se a formação participativa e crítica das crianças, em uma concepção de infância ativa no ...