Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por assunto "Ensino superior"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
(2017-08-22)Na última década efetivou-se no Brasil um conjunto de políticas públicas de ampliação do acesso ao Ensino Superior que culminaram com o aumento significativo de vagas em instituições públicas e privadas atingindo um público ... -
Apoio psicopedagógico na educação superior: uma proposta de autogestão da aprendizagem
(2023-10-30)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da Educação ... -
Assistência estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSM
(2022-12-12)Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), debate a assistência estudantil, especificamente a ... -
O reconhecimento do estudante com altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro do autismo: o contexto do ensino superior
(2023-01-27)O presente trabalho trata sobre o reconhecimento das características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estudantes inseridos no ensino superior. Essa dissertação foi ... -
Percurso universitário: saúde e adoecimento do estudante
(2018-12-21)Estudo vinculado ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, da Universidade Federal de Santa ... -
Gestão da permanência de acadêmicas em cursos de formação docente: uma questão de gênero
(2017-08-24)As licenciaturas noturnas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são cursos de formação docente instituídos com os objetivos de ampliar o ingresso ao ensino superior, bem como de garantir sua ... -
Aprendizagem docente em contextos emergentes: professores iniciantes no Centro de Ciências da Saúde
(2023-02-09)Este estudo dissertativo vincula-se a linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Mestrado profissional da Universidade Federal de Santa ...