Assistência estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSM
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Data
2022-12-12Primeiro coorientador
Nogueira, Vanessa dos Santos
Primeiro membro da banca
Scott Junior, Valmor
Segundo membro da banca
Hillig, Clayton
Metadata
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Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), debate a assistência estudantil, especificamente a inclusão digital,
considerando-se o contexto da Educação Superior. Objetiva analisar as ações de
inclusão digital relacionadas à Assistência Estudantil da UFSM, buscando
compreender a sua importância e qual a sua influência para a permanência dos
estudantes na instituição. Como referencial teórico apresenta os marcos legais da
construção da política de assistência estudantil e elementos importantes para o
debate sobre a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa,
do tipo estudo de caso. Caracteriza-se como pesquisa implicada, pois envolve o
contexto de atuação profissional do pesquisador. Realizou-se na UFSM, envolvendo
os estudantes de graduação presencial atendidos pela política de assistência
estudantil, os gestores desta política e os Servidores Técnico-Administrativos em
Educação que operacionalizam o auxílio inclusão digital, utilizando-se das técnicas
de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário e entrevista
semiestruturada. Os dados foram analisados utilizando-se a Análise Textual
Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Do universo de dados produzidos
no estudo, emergiram as seguintes categorias: As ações de inclusão digital: sua
importância para a permanência dos estudantes e sua contribuição para os objetivos
do PNAES; O planejamento dos auxílios: definições, limites e complexidade da
proposta; O contexto de implementação das ações de inclusão digital; Percepções
sobre a AE e as ações de inclusão digital em relação com a Agenda 2030 e os seus
ODS e Regulamentação das ações de inclusão digital: a institucionalização. Em
síntese, afirma-se que as ações de inclusão digital influenciam na permanência dos
estudantes, na medida em que propiciam acesso digital às aulas, conteúdos, ao
REDE, e, com isso, a melhoria das condições de aprendizagem. Elas são de
fundamental importância e se somam aos demais recursos da AE, oportunizando as
condições para a permanência dos estudantes, sobretudo, os ingressantes pelas
cotas. Assim, pela sua contribuição com o papel social da UFSM e com a inclusão
social, precisam ser mantidas, ou seja, institucionalizadas. Para tanto, como produto
final educacional, propõe-se uma Minuta de Resolução que institucionaliza estes
auxílios no âmbito da instituição para os estudantes da graduação que têm acesso
ao benefício socioeconômico.
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