dc.creator | Müller, Adauton Ezequiel | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T12:58:15Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T12:58:15Z | |
dc.date.issued | 2022-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27598 | |
dc.description.abstract | This study, linked to the Graduate Program in Public Policy and Educational
Management - Professional Master’s Degree of the Federal University of Santa Maria
(UFSM), discusses student assistance, specifically digital inclusion, considering the
context of Higher Education. It aims to analyze the actions of digital inclusion related
to the Student Assistance of UFSM, seeking to understand its importance and its
influence for the permanence of students in the institution. As a theoretical framework
presents the legal frameworks of the construction of student assistance policy and
important elements for the debate on digital inclusion. This is a qualitative research,
case study type. It is characterized as implicated research, because it involves the
context of professional activity of the researcher. It was held at UFSM, involving
undergraduate students attended by the student assistance policy, the managers of
this policy and the Technical-Administrative Servers in Education that operationalize
the aid digital inclusion, techniques, documentary research, questionnaire and semistructured interview. The data were analyzed using the Discursive Textual Analysis
proposed by Moraes and Galiazzi (2007). From the universe of data produced in the
study, the following categories emerged: Digital inclusion actions: their importance for
the permanence of students and their contribution to the objectives of the PNAES;
Aid planning: definitions, limits and complexity of the proposal; The context of
implementation of digital inclusion actions; Perceptions about EA and digital inclusion
actions in relation to the 2030 Agenda and its SDGs and Regulation of digital
inclusion actions: institutionalization. In summary, it is stated that the actions of digital
inclusion influence the permanence of students, to the extent that they provide digital
access to classes, content, to the REDE, and thus the improvement of learning
conditions. They are of fundamental importance and add to the other resources of
the AE, providing the conditions for the permanence of students, especially those
entering by quotas. Thus, for their contribution to the social role of UFSM and social
inclusion, they need to be maintained, that is, institutionalized. Therefore, as a final
educational product, it is proposed a Draft Resolution that institutionalizes these aids
within the institution for undergraduate students who have access to socioeconomic
benefit. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Assistência estudantil | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Student assistance | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Digital inclusion | eng |
dc.title | Assistência estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSM | por |
dc.title.alternative | Student assistance and digital inclusion: from implementation to institutionalization of actions in UFSM | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), debate a assistência estudantil, especificamente a inclusão digital,
considerando-se o contexto da Educação Superior. Objetiva analisar as ações de
inclusão digital relacionadas à Assistência Estudantil da UFSM, buscando
compreender a sua importância e qual a sua influência para a permanência dos
estudantes na instituição. Como referencial teórico apresenta os marcos legais da
construção da política de assistência estudantil e elementos importantes para o
debate sobre a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa,
do tipo estudo de caso. Caracteriza-se como pesquisa implicada, pois envolve o
contexto de atuação profissional do pesquisador. Realizou-se na UFSM, envolvendo
os estudantes de graduação presencial atendidos pela política de assistência
estudantil, os gestores desta política e os Servidores Técnico-Administrativos em
Educação que operacionalizam o auxílio inclusão digital, utilizando-se das técnicas
de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário e entrevista
semiestruturada. Os dados foram analisados utilizando-se a Análise Textual
Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Do universo de dados produzidos
no estudo, emergiram as seguintes categorias: As ações de inclusão digital: sua
importância para a permanência dos estudantes e sua contribuição para os objetivos
do PNAES; O planejamento dos auxílios: definições, limites e complexidade da
proposta; O contexto de implementação das ações de inclusão digital; Percepções
sobre a AE e as ações de inclusão digital em relação com a Agenda 2030 e os seus
ODS e Regulamentação das ações de inclusão digital: a institucionalização. Em
síntese, afirma-se que as ações de inclusão digital influenciam na permanência dos
estudantes, na medida em que propiciam acesso digital às aulas, conteúdos, ao
REDE, e, com isso, a melhoria das condições de aprendizagem. Elas são de
fundamental importância e se somam aos demais recursos da AE, oportunizando as
condições para a permanência dos estudantes, sobretudo, os ingressantes pelas
cotas. Assim, pela sua contribuição com o papel social da UFSM e com a inclusão
social, precisam ser mantidas, ou seja, institucionalizadas. Para tanto, como produto
final educacional, propõe-se uma Minuta de Resolução que institucionaliza estes
auxílios no âmbito da instituição para os estudantes da graduação que têm acesso
ao benefício socioeconômico. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cecchin, Andréa Forgiarini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4684285806758483 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Nogueira, Vanessa dos Santos | |
dc.contributor.referee1 | Scott Junior, Valmor | |
dc.contributor.referee2 | Hillig, Clayton | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7739966376899690 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |