Mostrar registro simples

dc.creatorMüller, Adauton Ezequiel
dc.date.accessioned2023-01-16T12:58:15Z
dc.date.available2023-01-16T12:58:15Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27598
dc.description.abstractThis study, linked to the Graduate Program in Public Policy and Educational Management - Professional Master’s Degree of the Federal University of Santa Maria (UFSM), discusses student assistance, specifically digital inclusion, considering the context of Higher Education. It aims to analyze the actions of digital inclusion related to the Student Assistance of UFSM, seeking to understand its importance and its influence for the permanence of students in the institution. As a theoretical framework presents the legal frameworks of the construction of student assistance policy and important elements for the debate on digital inclusion. This is a qualitative research, case study type. It is characterized as implicated research, because it involves the context of professional activity of the researcher. It was held at UFSM, involving undergraduate students attended by the student assistance policy, the managers of this policy and the Technical-Administrative Servers in Education that operationalize the aid digital inclusion, techniques, documentary research, questionnaire and semistructured interview. The data were analyzed using the Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007). From the universe of data produced in the study, the following categories emerged: Digital inclusion actions: their importance for the permanence of students and their contribution to the objectives of the PNAES; Aid planning: definitions, limits and complexity of the proposal; The context of implementation of digital inclusion actions; Perceptions about EA and digital inclusion actions in relation to the 2030 Agenda and its SDGs and Regulation of digital inclusion actions: institutionalization. In summary, it is stated that the actions of digital inclusion influence the permanence of students, to the extent that they provide digital access to classes, content, to the REDE, and thus the improvement of learning conditions. They are of fundamental importance and add to the other resources of the AE, providing the conditions for the permanence of students, especially those entering by quotas. Thus, for their contribution to the social role of UFSM and social inclusion, they need to be maintained, that is, institutionalized. Therefore, as a final educational product, it is proposed a Draft Resolution that institutionalizes these aids within the institution for undergraduate students who have access to socioeconomic benefit.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.titleAssistência estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSMpor
dc.title.alternativeStudent assistance and digital inclusion: from implementation to institutionalization of actions in UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), debate a assistência estudantil, especificamente a inclusão digital, considerando-se o contexto da Educação Superior. Objetiva analisar as ações de inclusão digital relacionadas à Assistência Estudantil da UFSM, buscando compreender a sua importância e qual a sua influência para a permanência dos estudantes na instituição. Como referencial teórico apresenta os marcos legais da construção da política de assistência estudantil e elementos importantes para o debate sobre a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Caracteriza-se como pesquisa implicada, pois envolve o contexto de atuação profissional do pesquisador. Realizou-se na UFSM, envolvendo os estudantes de graduação presencial atendidos pela política de assistência estudantil, os gestores desta política e os Servidores Técnico-Administrativos em Educação que operacionalizam o auxílio inclusão digital, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados utilizando-se a Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Do universo de dados produzidos no estudo, emergiram as seguintes categorias: As ações de inclusão digital: sua importância para a permanência dos estudantes e sua contribuição para os objetivos do PNAES; O planejamento dos auxílios: definições, limites e complexidade da proposta; O contexto de implementação das ações de inclusão digital; Percepções sobre a AE e as ações de inclusão digital em relação com a Agenda 2030 e os seus ODS e Regulamentação das ações de inclusão digital: a institucionalização. Em síntese, afirma-se que as ações de inclusão digital influenciam na permanência dos estudantes, na medida em que propiciam acesso digital às aulas, conteúdos, ao REDE, e, com isso, a melhoria das condições de aprendizagem. Elas são de fundamental importância e se somam aos demais recursos da AE, oportunizando as condições para a permanência dos estudantes, sobretudo, os ingressantes pelas cotas. Assim, pela sua contribuição com o papel social da UFSM e com a inclusão social, precisam ser mantidas, ou seja, institucionalizadas. Para tanto, como produto final educacional, propõe-se uma Minuta de Resolução que institucionaliza estes auxílios no âmbito da instituição para os estudantes da graduação que têm acesso ao benefício socioeconômico.por
dc.contributor.advisor1Cecchin, Andréa Forgiarini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4684285806758483por
dc.contributor.advisor-co1Nogueira, Vanessa dos Santos
dc.contributor.referee1Scott Junior, Valmor
dc.contributor.referee2Hillig, Clayton
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7739966376899690por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International