Processos de implementação da BNCC na educação infantil: o trabalho didático pedagógico sob o olhar da linguagem corporal
View/ Open
Date
2021-03-03Primeiro membro da banca
González, Fernando Jaime
Segundo membro da banca
Cancian, Viviane Ache
Metadata
Show full item recordAbstract
Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este trabalho dissertativo é apresentado como requisito para a conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, vinculado à Linha de Pesquisa 2 (LP2) – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. O tema desta investigação está centrado nas possibilidades de elementos curriculares da Linguagem Corporal (LC) para a Educação Infantil (EI) e tem como objetivo, investigar como ocorrem os processos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), do Município de Santa Maria – RS. A intenção de tal pesquisa justifica-se em gerar, a partir de teorizações, um produto que venha a possibilitar teorizações e qualificação de tempos e espaços escolares, no que se refere aos elementos da LC para a EI. Como problema de pesquisa, há a seguinte inquietação: de que forma as proposições contidas na BNCC implicam na organização de conhecimentos referentes à LC em uma EMEI do município de Santa Maria - RS? A abordagem metodológica é qualitativa, com isso, foram utilizados como fontes de pesquisa sujeitos e documentos. Como instrumentos de coleta, foram realizadas entrevistas narrativas com quatro pedagogas regentes. Os resultados deste trabalho apontam elementos teóricos e técnicos de uma rotina curricular típica de EI, comuns entre as quatro professoras: (1) adaptação; (2) acolhimento; (3) processos de cuidados, higiene e alimentação; (4) atividades pedagógicas dirigidas e não dirigidas; (5) organizações de registros e observações com finalidades avaliativas. Estes aspectos curriculares se relacionam diretamente com o trabalho didático pedagógico em relação ao movimento corporal das crianças. As professoras relatam dificuldades quanto ao planejamento de atividades dirigidas voltadas aos movimentos corporais, as mesmas são desafiadoras e por vezes dificultadas por questões técnicas e estruturais. Quanto aos processos de implementação da BNCC na EMEI em questão, apesar de não identificarmos um número exato, as professoras relatam várias ações da escola em relação ao estudo do documento. No entanto, pode-se concluir que os resultados dos processos formativos e de construção do Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOCSM) foram qualitativamente superiores em relação aos movimentos da escola voltados à BNCC. Por fim, este trabalho aponta que a utilização de documentos orientadores na EI ainda é um desafio a ser pensado por gestores e profissionais da educação. O produto desta pesquisa propõe encontros formativos com as profissionais da EMEI em questão com o intuito de: (1) possibilitar momentos de apreciação e organização de conhecimentos atribuídos à Linguagem Corporal descritos na BNCC e por Gonzalez & Schwengber (2012), podendo ser pensado na esfericidade da EI, mediante o conceito da corporeidade; (2) Planejar e avaliar propostas baseadas em uma reorganização de tempos e espaços na EMEI.
Collections
The following license files are associated with this item: