Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 155-174 of 218
-
Ponto de luz: a configuração de identidades através de um produto midiático
(2010-03-05)A presente dissertação propõe-se a examinar as características gerais da religiosidade no Brasil contemporâneo. Contextualizando a forma de atuação midiática dessas igrejas, em particular as neopentecostais, analisa seu ... -
Posts intertextuais: um estudo de links nos blogs Luis Nassif online, Conversa afiada e o Biscoito fino e a massa
(2011-03-14)A escrita digital incorporou-se às práticas jornalísticas da internet e ao nosso cotidiano de navegação pelos espaços digitais. Os links passaram a fazer parte da leitura de sites e blogs. Observar como esses links, enquanto ... -
Práticas de consumo das redes sociais por mães de vítimas do incêndio da boate Kiss: a criação de experiências no cotidiano
(2019-03-28)Esta dissertação tem como problemática central compreender qual o papel das práticas de consumo das redes sociais online para mães de vítimas do incêndio da Boate Kiss na criação de experiências no cotidiano, de forma a ... -
Práticas midiatizadas da canção nova na internet: afetação de lógicas comunicacionais católicas e midiáticas
(2010-03-01)Na presente dissertação, ocupamo-nos da temática da midiatização da Igreja Católica. O objetivo geral é analisar como se dá a afetação das lógicas comunicacionais católicas e midiáticas nas práticas midiatizadas da Canção ... -
Práticas terapêutico-religiosas na sociedade midiatizada: o dispositivo do cuidado de si na lei da atração no YouTube
(2020-02-17)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso que constrói as práticas terapêutico-religiosas sobre Lei da Atração que são veiculadas e ensinadas em 22 vídeos selecionados do canal Gisela Vallin no Youtube. O primeiro ... -
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
(2012-12-14)A presente dissertação tem como tema os processos comunicacionais desenvolvidos pelas organizações na mídia digital/blog corporativo, que é delimitado no exame das estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade ... -
A produção de efeitos de realidade em narrativas de filmes publicitários: análise de estratégias em segmentos de bebidas, no Brasil
(2008-02-18)Em tempo de cultura midiática, a experiência do homem é a cada vez mais mediada pelos dispositivos tecnológicos de comunicação. Nesse panorama, a publicidade audiovisual é produto de uma demanda social, um dispositivo ... -
Produção de sentidos na linguagem icônica: mídia e estratégias de enunciação
(2010-03-04)A fotografia é uma linguagem. Enquanto linguagem, produz significados e sentidos, isto é, é um discurso sobre um fenômeno sociocultural. O processo comunicacional humano incorpora as imagens ao seu modo de ser, de tal modo ... -
A produção de sentidos sobre o “brasiguayo” na mídia paraguaia: uma análise das matérias e dos comentários do jornal última hora
(2017-03-31)Esta pesquisa investiga a produção de sentidos sobre o “brasiguayo” no jornalismo paraguaio. O neologismo brasiguaio (em Português) denomina os migrantes brasileiros que, a partir da década de 1950, deslocaram-se para o ... -
Projeto inumeráveis: narrativas de luto e memória na pandemia de Covid-19
(2023-04-18)A presente pesquisa se propõe a investigar o projeto Inumeráveis, um memorial digital criado com o objetivo de homenagear as vítimas de Covid-19 no Brasil. Tendo como objetivo compreender como as mediações da tecnicidade ... -
Publicidade antirracista da Salon Line: uma análise cultural do filme celebrando rainhas crespas e cacheadas
(2022-04-12)Este trabalho tensiona a urgência da pauta antirracista na publicidade, pois os ideais hegemônicos, excluem, oprimem e não reconhecem as desigualdades, perpetuando o abismo social existente. Para o estudo foi definido o ... -
Publicidade autorreferencial do diário gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor
(2010-03-04)O enfoque dado ao jornal impresso, neste trabalho, extrapola a função institucionalizada na construção social dos relatos e direciona-se à noção de produto midiático a ser vendido pelo mercado publicitário. Nossa atenção ... -
Que futebol é esse? Uma análise das representações do futebol feminino no site globoesporte.com
(2018-05-10)A presente pesquisa tem como intuito analisar a forma como ocorrem as representações do futebol feminino no site globoesporte.com. Trabalhou-se principalmente com autores dos Estudos Culturais, um movimento social, político ... -
O que vem aí: estratégias de divulgação da programação
(2015-12-15)Nos últimos anos, dentro do contexto midiático, a televisão vem enfrentando diversas interferências, seja pelo avanço das tecnologias digitais, seja pela queda de audiência, o que obriga as emissoras a adotar novas estratégias ... -
"Quilombo contemporâneo": o fluxo televisivo mediado pela identidade étnica e movimento social
(2008-03-04)Este trabalho se configura como um estudo de caso e tem como princípios norteadores os estudos culturais e a linha latino-americana da recepção. A pesquisa envolve participantes do Movimento Social Negro do município de ... -
Rádio e tecnologias: a produção de radiojornalismo da Guaíba, em ambiente de convergência
(2013-01-07)Estudar os veículos tradicionais de comunicação considerando o contexto da convergência permite que se possa compreender o atual cenário midiático. Por tal motivo consideramos relevantes os estudos relacionados à influência ... -
Rádios comunitárias e mobilização social: um estudo sobre as estratégias comunicacionais da RádioCom FM, de Pelotas - RS
(2013-12-16)Esta pesquisa, de caráter qualitativo, estuda a RádioCom FM, da cidade de Pelotas (RS), com o intuito de investigar como as estratégias comunicacionais de mobilização social das rádios comunitárias contribuem para a ... -
Reagindo ao hip-hop no youtube: análise etnográfica sobre os vídeos de reação do movimento hip-hop
(2021-02-24)A temática desta dissertação compreende os vídeos de reação sobre rap e funk na plataforma YouTube. Trata-se de um gênero audiovisual emergente, nativo desta plataforma, no qual produtores de conteúdo exibem suas reações ... -
A recepção da telenovela Órfãos da Terra e a representação de migrantes e refugiados no Brasil
(2021-02-18)Esta dissertação propôs investigar a recepção da telenovela Órfãos da Terra por migrantes, descendentes de migrantes e brasileiros, a fim de compreender se a telenovela, atuando como um recurso comunicativo, ao representar ... -
A recepção de livros de autoria de mulheres negras: representação e reconhecimento em leituras compartilhadas
(2023-12-19)A dissertação busca realizar um estudo de recepção das obras de autoria de mulheres negras nos clubes de leitura Lendo Mulheres Negras e Negras Escrituras, objetos principais, assim como outros clubes voltados à literatura ...