Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 64-83 of 220
-
Educação integral e o paradigma da educomunicação: um estudo sobre o Programa Mais Educação nas escolas de Santa Maria/RS
(2015-06-22)O Programa Mais Educação (PME), instituído em 2007, surge como uma estratégia do Governo Federal para indução da ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, visando uma ... -
Educomunicação na região Sul do Brasil: mapeamento da produção científica no Educom Sul e no Intercom
(2017-04-10)A Educomunicação nos últimos anos tem sido objeto de estudo e, também, de produção de muitos pesquisadores, centros de pesquisa, universidades e instituições públicas e privadas. Percebe-se que esse interesse ultrapassou ... -
Elas passam o pano e enceram o chão, mas são quase da família: emprego doméstico e tipificações nas novelas da Globo entre 2012 e 2018
(2020-01-28)A presente pesquisa questiona como as empregadas domésticas e seus direitos trabalhistas são representados nas novelas exibidas na Rede Globo entre os anos de 2012 e 2018 e para isto, utiliza a conceituação das tipificações ... -
Em busca da complexa simplicidade: o consumo no discurso jornalístico da revista Vida Simples
(2011-03-14)Neste trabalho, analisamos a revista Vida Simples, da Editora Abril, publicação que se propõe a divulgar um estilo de vida alternativo e mais simples. Entretanto, essa proposição também passa pela temática do consumo e ... -
“Em um relacionamento sério com o celular”: uma etnografia das práticas de consumo se smartphones por mulheres
(2017-03-23)Esta dissertação é um estudo etnográfico sobre o consumo de smartphones por mulheres de camadas populares de diferentes faixas etárias da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A partir da etnografia, que escolho usar ... -
Encenação jornalística da violência no futebol: estudo de estratégias discursivas, efeitos de sentido e valores
(2014-02-19)O presente estudo propõe analisar como constitui-se a construção discursiva a respeito do fenômeno sociocultural da violência no futebol por enunciadores dos jornais Folha de São Paulo e Zero Hora. Com efeito, investigam-se ... -
Enquadramentos jornalísticos do Governo Sartori: a seleção das fontes em Zero Hora
(2017-03-30)Essa dissertação aborda a cobertura política em veículo impresso sob a perspectiva dos estudos de enquadramentos (frame analysis). A proposta é entender quais são os enquadramentos jornalísticos do primeiro ano de mandato ... -
Entre a crise e a notícia: as estratégias organizacionais da Air France e a construção do acontecimento “voo 447” pela mídia impressa brasileira e francesa
(2011-03-18)Esta dissertação estuda as estratégias de uma organização em situação de crise na construção do acontecimento jornalístico em uma sociedade midiatizada. São constantes os desafios a serem superados pelas organizações. Os ... -
Envelhecer com Passione: a telenovela na vida de idosas das classes populares
(2011-03-18)Este trabalho objetiva compreender as relações entre as representações da velhice veiculadas na telenovela do horário nobre e suas apropriações por mulheres idosas das classes populares. Almeja-se entender como a telenovela ... -
“Escuchar para cambiar”: uma análise do processo de implementação da rede social Lazos durante a execução de programas internacionais de cooperação
(2022-09-12)Essa dissertação busca compreender as estratégias comunicacionais desenvolvidas para a implementação da rede social Lazos pelas instituições envolvidas com a rede no andamento do projeto de cooperação internacional sul-sul ... -
A estereotipagem na representação cômica – a mulher no humor da TV Globo de 1970 a 1981
(2019-03-29)Este trabalho visou identificar como as mulheres foram estereotipadas nos programas de humor da TV Globo da década de 1970 até 1981, em específico os programas Faça Humor, Não Faça Guerra (1970), Satiricom (1974), Chico ... -
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
(2010-03-05)O papel da Comunicação Publicitária no fomento da sociedade de consumo é visto como central e decisivo. Por outro lado, é necessário questionar os hábitos de consumo do ser humano que repercutem suas motivações sociais, ... -
Estratégias argumentativas sobre a vacinação pediátrica contra Covid-19: o discurso de Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga
(2023-07-25)A autorização das vacinas pediátricas contra Covid-19 no Brasil foi permeada por desinformação e posicionamentos polêmicos, sobretudo, nos discursos do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro e do ex-ministro ... -
As estratégias ativistas do Greenpeace para suscitar o debate sobre o meio ambiente na esfera pública
(2012-03-08)Antes, entendida como um espaço físico de discussão e limitada às pessoas habilitadas a representar os demais indivíduos, hoje, a esfera pública ampliou-se e possibilita que mais pessoas possam participar do processo ... -
Estratégias comunicacionais de interfaces gráficas de webjornais: estudo do caso Zero Hora.com
(2008-03-05)Com o objetivo de constatar a presença de estratégias comunicacionais em interfaces gráficas (IG) de webjornais de quarta geração, a presente dissertação de mestrado inicia a investigação considerando IG como um espaço ... -
Estratégias comunicacionais e práticas de WebRP: o processo de legitimação na sociedade midiatizada
(2009-03-02)Este estudo tem como objetivo geral classificar as diferentes fases das práticas de Relações Públicas na web (WebRP) ao longo dos últimos catorze anos (1995-2009) que caracterizam o advento da internet comercial no Brasil. ... -
Estratégias comunicacionais para a mobilização da responsabilidade social empresarial: a atuação do Instituto Ethos no pacto empresarial pela integridade e contra a corrupção
(2017-03-24)A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais do Instituto ETHOS para a mobilização da responsabilidade social empresarial. Para isso, investigamos a iniciativa intitulada Pacto Empresarial ... -
Estratégias de comunicação da Petrobras no contexto de convergência midiática
(2012-11-10)Esta pesquisa tem como tema a comunicação organizacional no contexto de convergência midiática e está delimitada ao estudo desta como recurso estratégico de comunicação organizacional empreendida pela Petrobras na ambiência ... -
As estratégias de credibilidade das organizações de fact-cheking brasileiras em reação às fake news no contexto de crise do jornalismo profissional
(2020-03-27)Esta dissertação analisa as estratégias de credibilidade das organizações de fact-checking brasileiras Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. Foram realizadas entrevistas com repórteres e editores de cada uma das plataformas ... -
Estratégias discursivas na construção do ativismo digital: redes de mobilização feminista
(2019-01-09)Esta dissertação buscou compreender como as redes de mobilização feminista brasileiras utilizam estratégias discursivas na construção do ativismo digital no site de rede social Facebook. Ao compreender o contexto atual ...