Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 110-129 of 220
-
Jornalismo colaborativo em redes digitais: estratégia comunicacional no ciberespaço. O caso de Zero Hora.com
(2009-03-03)O presente trabalho foi desenvolvido partindo da idéia de que os sistemas participativos digitais provocam mudanças no território institucionalizado do jornalismo. A busca de marcas do processo destacado começa, no primeiro ... -
Jornalismo e cultura da convergência: a narrativa transmídia na cobertura do Cablegate nos sites El País e Guardian
(2011-03-19)A narrativa transmídia (NT) é a forma de contar histórias com o uso combinado de diferentes tipos de plataformas. Cada história apresentada em uma plataforma representa um trecho da narrativa maior e mostra uma perspectiva ... -
Jornalismo e discurso sobre si: a construção do ethos jornalístico na carta do editor de Zero Hora e Gaúcha ZH
(2022-04-18)Imersa em um cenário de crises no jornalismo e de constantes reconfigurações da prática profissional, a pesquisa tematiza o jornalismo e a construção de imagens de si a partir da Carta do Editor, de Zero Hora (ZH) e GaúchaZH ... -
Jornalismo em quadrinhos: a narrativa na reportagem “Choqueyapu, un río enfermo que nos alimenta”
(2022-08-15)A presente pesquisa versa sobre o jornalismo em quadrinhos, sua estruturação, sua construção, seus elementos e suas possibilidades narrativas. Para tanto, o objetivo deste trabalho é analisar a narrativa da reportagem ... -
Jovens da publicidade: uma cartografia das reconfigurações do perfil profissional
(2021-03-02)Tensionados pelas transformações da sociedade e do campo da publicidade, nos questionamos: Quais os caminhos traçados pela juventude contemporânea no campo da publicidade, considerando seu sensorium? Nosso pressuposto ... -
Jovens rurais, corações urbanos: jornal nacional e as desigualdades sociais do campo
(2013-03-08)Este trabalho é um estudo etnográfico de recepção do Jornal Nacional realizado com seis jovens provenientes da zona rural da região central do Rio Grande do Sul. Três deles atualmente moram no meio urbano e os outros três ... -
Juventude camponesa e consumo de mídia na era digital
(2020-02-19)A pesquisa aborda o consumo de mídia na era digital e a centralidade da comunicação na estrutura social contemporânea, marcada pela produção capitalista de novas formas de exclusão social. O problema busca responder em que ... -
O lance é recordar: os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema
(2024-04-25)O presente trabalho coloca em jogo as memórias e identidades de times de futebol no cinema, tendo como bandeirão de fundo o fenômeno da cultura da memória. A partir de 1980, as memórias vão ganhar cada vez mais campos ... -
Legitimação das universidades federais: análise dos enquadramentos construídos pelo jornal Zero Hora
(2021-02-10)Esta dissertação tem como tema as estratégias de legitimação impressas nos enquadramentos jornalísticos das Universidades Federais (UFs) Brasileiras. Partimos do pressuposto de que a mídia participa de processos de ... -
Legitimação institucional do jornalismo informativo nas mídias sociais digitais: estratégias emergentes no conteúdo de Zero Hora no Twitter
(2010-03-17)Esta dissertação possui como contexto a crise de legitimação institucional que ocorre na sociedade atual e afeta o papel de mediação do jornalismo informativo, potencializada pelas práticas interativas das mídias sociais ... -
Leituras em um clique: consumo e práticas de leitura de livros digitais
(2024-03-22)Esta pesquisa se direciona compreender o consumo e as práticas de leitura de ebooks e audiobooks por estudantes universitários, a partir das questões de o que se lê, como e quando se lê, hábitos, motivações e propósitos. ... -
O livro e o axé, o erê com ganga zumba: representações afro-brasileiras na produção editorial didática voltada à lei 10.639/2003 e apropriação dos professores
(2016-03-28)A proposta desta pesquisa tem como tema as produções editoriais didáticas embasadas na lei 10.639/2003 que trabalhem o direito à afro-brasilidade e a apropriação dos professores, afim da promoção da Educação inclusiva ... -
O líder em Exame: o enquadramento da liderança na mídia de negócios
(2014-02-28)Uma vasta e crescente literatura sobre estudos de enquadramento surgiu nas últimas décadas e o conceito tem ganhado proeminência no campo da comunicação. Análises recentes, porém, têm apontado duas críticas principais ... -
O lugar do jornalismo diante das emergências socioambientais nos discursos de repórteres
(2024-02-20)Nesta dissertação, analisamos como o sujeito-jornalista que atua na cobertura de pautas socioambientais emergentes discursiviza a sua prática e a sua profissão. O objeto de estudo corresponde aos discursos de Eliane Brum, ... -
“Lutar também é educar”: o potencial político e educomunicativo do movimento estudantil secundarista brasileiro nas escolas e redes sociais online (2015-2016)
(2018-04-06)O movimento de ocupação das escolas públicas no Brasil por estudantes secundaristas no período de 2015-2016 constituiu um fenômeno que evidenciou o protagonismo juvenil e pautou a precarização da educação básica nas ... -
Manifestações caricaturais em jornais: estratégias do discurso visual na imprensa rio-grandina do século XIX
(2012-01-10)Esta pesquisa busca analisar a composição gráfica das manifestações caricaturais em jornais rio-grandinos, partindo da problemática sobre as estratégias utilizadas no discurso visual para atrair a atenção do leitor, ... -
A marca Usain Bolt: contratos de comunicação de uma Me Brand em midiatização
(2020-12-14)O estudo a seguir busca compreender os contratos de comunicação utilizados pelo velocista Usain Bolt, ao longo dos diferentes momentos de sua carreira, que visavam à construção de sua marca em um contexto de midiatização ... -
Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero
(2012-12-14)A presente pesquisa propõe um estudo de recepção das representações sobre a masculinidade nos anúncios publicitários brasileiros veiculados na televisão aberta e o seu papel na formação da identidade de gênero de homens ... -
Materialidades e actantes humanos e não humanos na apropriação tecnológica em laboratórios universitários de produção audiovisual
(2020-03-27)O número de mulheres participando de produções audiovisuais vem aumentando nas duas últimas décadas. Ainda assim, o número é muito menor comparado a participação de homens. A não apropriação deste espaço de produção é ... -
Meio ambiente no debate público: o discurso parlamentar bolsonarista na (re)construção do estado brasileiro
(2023-09-18)A pesquisa insere-se na interface dos estudos em Comunicação, Linguagem e Filosofia, ressaltando as relações entre a Comunicação e a Teoria do Estado pela perspectiva ambiental. Metodologicamente ancorada nas contribuições ...