Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 127-146 of 220
-
Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero
(2012-12-14)A presente pesquisa propõe um estudo de recepção das representações sobre a masculinidade nos anúncios publicitários brasileiros veiculados na televisão aberta e o seu papel na formação da identidade de gênero de homens ... -
Materialidades e actantes humanos e não humanos na apropriação tecnológica em laboratórios universitários de produção audiovisual
(2020-03-27)O número de mulheres participando de produções audiovisuais vem aumentando nas duas últimas décadas. Ainda assim, o número é muito menor comparado a participação de homens. A não apropriação deste espaço de produção é ... -
Meio ambiente no debate público: o discurso parlamentar bolsonarista na (re)construção do estado brasileiro
(2023-09-18)A pesquisa insere-se na interface dos estudos em Comunicação, Linguagem e Filosofia, ressaltando as relações entre a Comunicação e a Teoria do Estado pela perspectiva ambiental. Metodologicamente ancorada nas contribuições ... -
Meios e medos: representações sobre menores infratores nos telejornais uruguaios
(2016-12-01)O trabalho estuda a cobertura que os telejornais uruguaios realizaram de atos de violência protagonizados por adolescentes e sua incidência nas representações sociais do menor infrator. O entorno dos meios de comunicação ... -
Memetizando e midiatizando: memes como estratégia discursiva evangélica
(2017-02-02)O trabalho faz uma abordagem comunicacional dos memes de internet, compreendendo-os como dispositivos que têm lugar no processo de midiatização da sociedade (BRAGA, 2006; FAUSTO NETO, 2008; VERÓN, 2014). Dá atenção especial ... -
Mercadoria e significações: práticas das editoras independentes no Brasil
(2022-10-31)O presente trabalho disserta sobre o mercado editorial independente no Brasil e as significações atreladas ao independente por seus publicadores, inseridos no contexto de crise do mercado editorial, bem como da pandemia ... -
Midiatização amazônica: a construção sistêmico-discursiva do Infoamazonia
(2017-03-02)A pesquisa busca problematizar questões comunicacionais de movimentos ambientalistas, a partir do cenário de processual midiatização estimulado por tecnologias da informação e comunicação. Com base nesse contexto, o ... -
Midiatização da periferia: consumo jornalístico e guinada na visibilidade noticiosa
(2019-03-27)A dissertação conforma um percurso investigativo entorno à evolução da abordagem jornalística na cobertura de acontecimentos envolvendo a periferia a partir da ascensão econômica de seus moradores. Face à vasta interferência ... -
Midiatização na tríplice fronteira BRA-COL-PE: análise semiótica material de um portal local
(2023-03-10)Resumo: Geralmente estigmatizada no noticiário internacional, abordada em agendar como desmatamento, genocídio indígena e a apropriação voraz de suas riquezas, a cobertura noticiosa em perspectiva local nas cidades ... -
Midiatização, circulação e jornalismo regional: uma análise dos fluxos comunicacionais e das práticas de atores sociais
(2023-02-07)Esta pesquisa trata das transformações das práticas jornalísticas em cidades que compõem a Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Consiste no mapeamento dos municípios e ... -
Milímetros da história: memórias e identidades da produção cinematográfica em 16mm em Santa Maria nos anos de 1960
(2017-01-31)O presente estudo tem como objetivo principal construir memórias sobre as produções cinematográficas pioneiras em 16mm de Santa Maria, cidade da região central do Rio Grande do Sul, e analisar como esses filmes colaboram ... -
Mídia e identidade discursiva: a dialética idem x ipse na produção televisiva local
(2008-01-15)A dissertação analisa a atuação discursiva da mídia como construtora de identidades. Os processos de globalização e de midiatização constituem o contexto em que se inserem as relações de uma rede de televisão aberta, cujo ... -
Mídia e identidade: os catadores de materiais recicláveis nos jornais de Santa Maria
(2010-03-30)Esta dissertação trata do estudo da mídia impressa do município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e a construção da identidade dos catadores de materiais recicláveis junto à comunidade local. O objetivo principal ... -
Mídia e representação social juvenil: recepção do Programa Malhação
(2011-12-01)Este estudo centra-se no entendimento de jovens de classe popular e de sua relação com o meio de comunicação televisão. Investigamos a representação social juvenil e, por isso, temos em Malhação um exemplo rico cuja ... -
Mídia, identidade e representação: uma análise da publicidade televisiva da cerveja polar export.
(2011-04-14)A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter ... -
Mídias e migrações: a representação de si e a representação midiática da identidade senegalesa em diáspora
(2017-01-30)Esta dissertação se propôs a investigar a autorrepresentação da identidade senegalesa em diáspora a partir dos usos sociais da internet por sujeitos migrantes no contexto brasileiro contemporâneo. Buscamos compreender os ... -
Mobilização social no Facebook: conectando solidariedade e justiça no caso da Boate Kiss
(2014-05-19)A pesquisa leva em conta a penetrabilidade das tecnologias da informação e da comunicação em todas as esferas da atividade humana e a configuração da lógica de redes como central para a organização social contemporânea. ... -
O movimento da RBS TV na articulação do social com o promocional
(2012-12-21)No contexto contemporâneo, empresas de diferentes segmentos tentam se mostrar sensíveis aos problemas que afetam a sociedade como um todo. No âmbito comunicacional, percebe-se a divulgação de produtos midiáticos que ... -
O movimento promocional no telejornalismo: estratégias discursivas da RBS TV no Jornal do Almoço
(2012-03-16)Embora a informação seja a tônica do telejornalismo, a promoção permeia sua construção nos mais variados níveis, fruto de lógicas comerciais que orientam o planejamento de telejornais na produção de efeitos de sentido. ... -
Movimentos sociais em rede e a construção de identidades: a marcha das vadias - SM e a experiência do feminismo em redes comunicação
(2015-01-12)Este estudo tem por objetivo investigar o processo de construção das identidades coletivas no movimento social Marcha das Vadias SM, ação coletiva empiricamente localizada na cidade de Santa Maria, centro do estado do ...