Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 153-172 of 220
-
Organização e gerenciamento de conteúdos jornalísticos na web semântica
(2011-12-03)Entre as tecnologias que transformaram o jornalismo digital desde o seu surgimento, destacam-se duas: a World Wide Web (web), rede de documentos digitais que serviu como plataforma à prática jornalística na internet e ... -
O patrocínio esportivo como estratégia no discurso promocional: análise semiótica das marcas Itaú e Bradesco
(2014-03-10)A proposta central desta dissertação buscou entender como o segmento bancário se vale do patrocínio esportivo para consolidar sua marca, valorizar seus produtos e serviços e conquistar o interesse do consumidor. Como ... -
A performance de apresentadores e repórteres na cobertura da morte de profissionais da imprensa na tragédia da Chapecoense
(2020-04-06)Essa dissertação analisa como a performance dos jornalistas que trabalharam durante a cobertura da tragédia da Chapecoense foi afetada. O voo 2933 da empresa LaMia, da Bolívia, levava o time da Chapecoense, dirigentes, ... -
Política e participação: análise das estratégias comunicacionais utilizadas pela candidata Manuela D Ávila na campanha à prefeitura de Porto Alegre em 2012
(2014-02-27)Esta dissertação parte da noção de que vivemos em uma sociedade midiatizada e em rede, fator que modifica as relações sociais e as lógicas dos mais diversos campos, inclusive da comunicação e da política. Nesse contexto, ... -
Ponto de luz: a configuração de identidades através de um produto midiático
(2010-03-05)A presente dissertação propõe-se a examinar as características gerais da religiosidade no Brasil contemporâneo. Contextualizando a forma de atuação midiática dessas igrejas, em particular as neopentecostais, analisa seu ... -
Posts intertextuais: um estudo de links nos blogs Luis Nassif online, Conversa afiada e o Biscoito fino e a massa
(2011-03-14)A escrita digital incorporou-se às práticas jornalísticas da internet e ao nosso cotidiano de navegação pelos espaços digitais. Os links passaram a fazer parte da leitura de sites e blogs. Observar como esses links, enquanto ... -
Práticas de consumo das redes sociais por mães de vítimas do incêndio da boate Kiss: a criação de experiências no cotidiano
(2019-03-28)Esta dissertação tem como problemática central compreender qual o papel das práticas de consumo das redes sociais online para mães de vítimas do incêndio da Boate Kiss na criação de experiências no cotidiano, de forma a ... -
Práticas midiatizadas da canção nova na internet: afetação de lógicas comunicacionais católicas e midiáticas
(2010-03-01)Na presente dissertação, ocupamo-nos da temática da midiatização da Igreja Católica. O objetivo geral é analisar como se dá a afetação das lógicas comunicacionais católicas e midiáticas nas práticas midiatizadas da Canção ... -
Práticas terapêutico-religiosas na sociedade midiatizada: o dispositivo do cuidado de si na lei da atração no YouTube
(2020-02-17)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso que constrói as práticas terapêutico-religiosas sobre Lei da Atração que são veiculadas e ensinadas em 22 vídeos selecionados do canal Gisela Vallin no Youtube. O primeiro ... -
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
(2012-12-14)A presente dissertação tem como tema os processos comunicacionais desenvolvidos pelas organizações na mídia digital/blog corporativo, que é delimitado no exame das estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade ... -
A produção de efeitos de realidade em narrativas de filmes publicitários: análise de estratégias em segmentos de bebidas, no Brasil
(2008-02-18)Em tempo de cultura midiática, a experiência do homem é a cada vez mais mediada pelos dispositivos tecnológicos de comunicação. Nesse panorama, a publicidade audiovisual é produto de uma demanda social, um dispositivo ... -
Produção de sentidos na linguagem icônica: mídia e estratégias de enunciação
(2010-03-04)A fotografia é uma linguagem. Enquanto linguagem, produz significados e sentidos, isto é, é um discurso sobre um fenômeno sociocultural. O processo comunicacional humano incorpora as imagens ao seu modo de ser, de tal modo ... -
A produção de sentidos sobre o “brasiguayo” na mídia paraguaia: uma análise das matérias e dos comentários do jornal última hora
(2017-03-31)Esta pesquisa investiga a produção de sentidos sobre o “brasiguayo” no jornalismo paraguaio. O neologismo brasiguaio (em Português) denomina os migrantes brasileiros que, a partir da década de 1950, deslocaram-se para o ... -
Projeto inumeráveis: narrativas de luto e memória na pandemia de Covid-19
(2023-04-18)A presente pesquisa se propõe a investigar o projeto Inumeráveis, um memorial digital criado com o objetivo de homenagear as vítimas de Covid-19 no Brasil. Tendo como objetivo compreender como as mediações da tecnicidade ... -
Publicidade antirracista da Salon Line: uma análise cultural do filme celebrando rainhas crespas e cacheadas
(2022-04-12)Este trabalho tensiona a urgência da pauta antirracista na publicidade, pois os ideais hegemônicos, excluem, oprimem e não reconhecem as desigualdades, perpetuando o abismo social existente. Para o estudo foi definido o ... -
Publicidade autorreferencial do diário gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor
(2010-03-04)O enfoque dado ao jornal impresso, neste trabalho, extrapola a função institucionalizada na construção social dos relatos e direciona-se à noção de produto midiático a ser vendido pelo mercado publicitário. Nossa atenção ... -
Que futebol é esse? Uma análise das representações do futebol feminino no site globoesporte.com
(2018-05-10)A presente pesquisa tem como intuito analisar a forma como ocorrem as representações do futebol feminino no site globoesporte.com. Trabalhou-se principalmente com autores dos Estudos Culturais, um movimento social, político ... -
O que vem aí: estratégias de divulgação da programação
(2015-12-15)Nos últimos anos, dentro do contexto midiático, a televisão vem enfrentando diversas interferências, seja pelo avanço das tecnologias digitais, seja pela queda de audiência, o que obriga as emissoras a adotar novas estratégias ... -
"Quilombo contemporâneo": o fluxo televisivo mediado pela identidade étnica e movimento social
(2008-03-04)Este trabalho se configura como um estudo de caso e tem como princípios norteadores os estudos culturais e a linha latino-americana da recepção. A pesquisa envolve participantes do Movimento Social Negro do município de ... -
Rádio e tecnologias: a produção de radiojornalismo da Guaíba, em ambiente de convergência
(2013-01-07)Estudar os veículos tradicionais de comunicação considerando o contexto da convergência permite que se possa compreender o atual cenário midiático. Por tal motivo consideramos relevantes os estudos relacionados à influência ...