Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 131-150 of 210
-
Mídia e identidade discursiva: a dialética idem x ipse na produção televisiva local
(2008-01-15)A dissertação analisa a atuação discursiva da mídia como construtora de identidades. Os processos de globalização e de midiatização constituem o contexto em que se inserem as relações de uma rede de televisão aberta, cujo ... -
Mídia e identidade: os catadores de materiais recicláveis nos jornais de Santa Maria
(2010-03-30)Esta dissertação trata do estudo da mídia impressa do município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e a construção da identidade dos catadores de materiais recicláveis junto à comunidade local. O objetivo principal ... -
Mídia e representação social juvenil: recepção do Programa Malhação
(2011-12-01)Este estudo centra-se no entendimento de jovens de classe popular e de sua relação com o meio de comunicação televisão. Investigamos a representação social juvenil e, por isso, temos em Malhação um exemplo rico cuja ... -
Mídia, identidade e representação: uma análise da publicidade televisiva da cerveja polar export.
(2011-04-14)A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter ... -
Mídias e migrações: a representação de si e a representação midiática da identidade senegalesa em diáspora
(2017-01-30)Esta dissertação se propôs a investigar a autorrepresentação da identidade senegalesa em diáspora a partir dos usos sociais da internet por sujeitos migrantes no contexto brasileiro contemporâneo. Buscamos compreender os ... -
Mobilização social no Facebook: conectando solidariedade e justiça no caso da Boate Kiss
(2014-05-19)A pesquisa leva em conta a penetrabilidade das tecnologias da informação e da comunicação em todas as esferas da atividade humana e a configuração da lógica de redes como central para a organização social contemporânea. ... -
O movimento da RBS TV na articulação do social com o promocional
(2012-12-21)No contexto contemporâneo, empresas de diferentes segmentos tentam se mostrar sensíveis aos problemas que afetam a sociedade como um todo. No âmbito comunicacional, percebe-se a divulgação de produtos midiáticos que ... -
O movimento promocional no telejornalismo: estratégias discursivas da RBS TV no Jornal do Almoço
(2012-03-16)Embora a informação seja a tônica do telejornalismo, a promoção permeia sua construção nos mais variados níveis, fruto de lógicas comerciais que orientam o planejamento de telejornais na produção de efeitos de sentido. ... -
Movimentos sociais em rede e a construção de identidades: a marcha das vadias - SM e a experiência do feminismo em redes comunicação
(2015-01-12)Este estudo tem por objetivo investigar o processo de construção das identidades coletivas no movimento social Marcha das Vadias SM, ação coletiva empiricamente localizada na cidade de Santa Maria, centro do estado do ... -
Muito além da dancinha: as apropriações do Tiktok para o compartilhamento da leitura
(2023-09-28)O presente trabalho aborda os processos que abrangem as leituras compartilhadas na internet por meio de um mapeamento exploratório da rede social TikTok. Utilizou-se a metodologia de netnografia de Hine (2015) e Kozinets ... -
A narrativa jornalística imediata e tardia do desastre socioambiental na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011
(2020-04-28)Esta dissertação busca compreender de que modo a narrativa jornalística sobre o desastre socioambiental de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro se transforma ao longo do tempo na cobertura jornalística do portal de ... -
As narrativas sobre as práticas jornalísticas no podcast Pauta Pública: procedimentos de controle e ações de resistência no discurso dos jornalistas
(2023-04-06)De maneira abrangente, entendemos o podcasting como a produção e a circulação assíncrona de programas em áudio através da internet. Apesar de sua ligação com a linguagem radiofônica, trata-se de um fenômeno recente e em ... -
Não é TV Estratégias Comunicacionais da HBO no Contexto das Redes Digitais
(2012-04-02)Compreender as estratégias comunicacionais adotadas pela rede televisiva norteamericana HBO no contexto das redes digitais é o objetivo deste trabalho. O estudo de caso contempla a observação online e à distância de uma ... -
No olho do furacão: a circulação das fake news do governo Jair Bolsonaro nas plataformas durante a pandemia da covid-19
(2021-06-17)A dissertação propõe analisar a propagação de desinformação pelo governo Jair Bolsonaro sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil. O recorte analisa o discurso político de postagens difundidas pelo presidente da república, ... -
Organização e gerenciamento de conteúdos jornalísticos na web semântica
(2011-12-03)Entre as tecnologias que transformaram o jornalismo digital desde o seu surgimento, destacam-se duas: a World Wide Web (web), rede de documentos digitais que serviu como plataforma à prática jornalística na internet e ... -
O patrocínio esportivo como estratégia no discurso promocional: análise semiótica das marcas Itaú e Bradesco
(2014-03-10)A proposta central desta dissertação buscou entender como o segmento bancário se vale do patrocínio esportivo para consolidar sua marca, valorizar seus produtos e serviços e conquistar o interesse do consumidor. Como ... -
A performance de apresentadores e repórteres na cobertura da morte de profissionais da imprensa na tragédia da Chapecoense
(2020-04-06)Essa dissertação analisa como a performance dos jornalistas que trabalharam durante a cobertura da tragédia da Chapecoense foi afetada. O voo 2933 da empresa LaMia, da Bolívia, levava o time da Chapecoense, dirigentes, ... -
Política e participação: análise das estratégias comunicacionais utilizadas pela candidata Manuela D Ávila na campanha à prefeitura de Porto Alegre em 2012
(2014-02-27)Esta dissertação parte da noção de que vivemos em uma sociedade midiatizada e em rede, fator que modifica as relações sociais e as lógicas dos mais diversos campos, inclusive da comunicação e da política. Nesse contexto, ... -
Ponto de luz: a configuração de identidades através de um produto midiático
(2010-03-05)A presente dissertação propõe-se a examinar as características gerais da religiosidade no Brasil contemporâneo. Contextualizando a forma de atuação midiática dessas igrejas, em particular as neopentecostais, analisa seu ... -
Posts intertextuais: um estudo de links nos blogs Luis Nassif online, Conversa afiada e o Biscoito fino e a massa
(2011-03-14)A escrita digital incorporou-se às práticas jornalísticas da internet e ao nosso cotidiano de navegação pelos espaços digitais. Os links passaram a fazer parte da leitura de sites e blogs. Observar como esses links, enquanto ...