Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 220
-
Além dos noventa minutos: as representações femininas na campanha “A copa das mulheres” da Rede Globo
(2021-03-25)A temática central da pesquisa incide na construção de representações femininas na publici-dade, com foco para campanhas relacionadas ao futebol. O estudo tem como objeto a campanha publicitária da Rede Globo, veiculada ... -
“Amém? Compartilhe!”: análise da interação e circulação dos discursos de Macedo, Santiago e usuários no Facebook e Twitter
(2015-03-27)A ambiência digital - fenômeno relativamente recente no campo religioso neopentecostal - faz emergir outras relações entre usuários da rede, líderes e instituições, que agora são atravessadas por lógicas e regramentos ... -
Análise cultural do telejornalismo local: representação e identidade na RBS TV Santa Rosa
(2015-03-05)A dissertação tem como proposta realizar uma análise cultural do Jornal do Almoço da RBS TV Santa Rosa, emissora localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul e cujo funcionamento teve início em 1992. Os aportes ... -
“Antes era só ler, hoje em dia é ler e comentar”: leituras compartilhadas pela internet nos clubes Leia Mulheres
(2022-04-04)Delimita-se como tema desta dissertação o estudo das práticas de leitura compartilhada e usos sociais das mídias por leitoras integrantes dos clubes Leia Mulheres, iniciativa brasileira que propõe o reconhecimento de ... -
A apropriação do global para fins locais: as representações da identidade gaúcha em comunidades virtuais do Orkut
(2009-02-19)A presente pesquisa aborda as representações sociais da identidade dos gaúchos presentes nas comunidades virtuais do Orkut. Os conceitos de comunidade virtual, cultura local, representações sociais, identidade e cibercultura ... -
Aquilo que é tecido em conjunto: o ensino como unidade complexa do sistema publicitário em transformação
(2021-05-03)Com essa pesquisa temos a intenção de acompanhar o movimento diacrônico e evolutivo do ensino de publicidade, entendendo como o ensino se modifica (ou permanece estanque) ao longo dos anos, se ele se adapta às transformações ... -
Ativismo e representações midiáticas em canais LGBTQIA+ no YouTube: um estudo do canal Tá entendida?
(2021-02-22)Nesta dissertação, propomo-nos a investigar como as práticas ativistas, do canal da plataforma YouTube, Tá Entendida?, contribuem na representação midiática de mulheres lésbicas. Na base teórica para subsidiar nossa reflexão ... -
Aux armes, antivax! Uma análise da estruturação comunicacional do coletivo Lyon Pour La Liberté
(2023-02-08)Este trabalho investiga a estruturação comunicacional do movimento social francês Lyon Pour la Liberté a partir do que o coletivo “diz” através de suas ações comunicacionais, e pelo que é “dito” do coletivo por outros ... -
Brasileirinhos: análise da representação midiática de jogadores de futebol
(2015-01-13)Este trabalho trata sobre a construção midiática da identidade de jogadores de futebol. Indagamos como o programa televisivo Esporte Espetacular na série de vídeos Brasileirinhos representa elementos de identidade nacional ... -
Os Brasis alemães nos documentários de sotaque do Rio Grande do Sul: figurações das identidades sob o signo das diferenças em Walachai e Berlim Brasil
(2014-03-07)Este estudo tem por objetivo investigar como os documentários Walachai (Rejane Zilles, 2009) e Berlim Brasil (Martina Dreyer e Renata Heinz, 2009) constroem figurações acerca das comunidades de descendência alemã no interior ... -
Brechó virou moda? As estratégias publicitárias das marcas de moda de segunda mão
(2023-09-28)A presente pesquisa tem como tema geral publicidade e brechós, mais especificamente a análise das estratégias publicitárias utilizadas por brechós do sul do Brasil. Como problema de pesquisa delimitou-se: Quais as ... -
Cartografia da publi-cidade: uma narrativa rizomática da cidade como mídia
(2019-04-26)Esta dissertação parte da questão de como ocorrem e se articulam as desterritorializações e reterritorializações da publicidade a partir das produções observadas no espaço público, tendo como objetivo analisar as ... -
Cartografia das lógicas de plataformização do trabalho publicitário
(2024-02-21)Motivados pela inquietação em compreender o fenômeno da plataformização e sua interseção com o trabalho no campo da publicidade, nos questionamos: Quais são as lógicas de plataformização do trabalho publicitário que ... -
Catolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do programa PHN da TV Canção Nova
(2018-07-17)A evolução da sociedade dos meios para sociedade midiatizada fez com que as práticas de sentido alterassem as formas de estabelecimento de práticas sociais (FAUSTO NETO, 2008). Assim, o campo religioso altera seus modos ... -
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
(2016-04-07)Esta pesquisa científica considera uma celebridade política, o senador Romário Faria, no espaço público digital, fazendo uma análise das publicações e das interações contidas em seu perfil oficial no Facebook. Por meio da ... -
Celulares, conexões e afetos: a sociabilidade e consumo de smartphones entre jovens de comunidade popular
(2016-03-21)Este estudo investiga o consumo de smartphones entre os jovens moradores de uma comunidade popular localizada na região oeste de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. Nesta pesquisa, o consumo é compreendido por ... -
A charge jornalística: estratégias de imagem em enunciações de humor icônico
(2011-03-18)O presente trabalho se ocupa em analisar as significações e efeitos de sentido, produzidos na charge jornalística pelos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares da imagem. Para tanto, faz-se breve resgate da inserção ... -
Circulação de sentidos e a memória da ditadura civil-militar no acontecimento o "Voto de Jair Bolsonaro" no impeachment de Dilma Rousseff
(2018-12-17)A midiatização em curso possibilita que produtores e receptores de sentidos participem ativamente da narrativa dos acontecimentos (FAUSTO NETO, 2008), sendo que o receptor faz seguir adiante de várias formas o que recebe, ... -
A circulação de sentidos em “eu não mereço ser estuprada”: uma leitura do acontecimento midiatizado
(2016-03-11)Este estudo investiga os modos emergentes de mobilização social engendrados em ambientes digitais e o seu caráter acontecimental. A intensificação do processo de midiatização da sociedade aponta para a interpenetração ... -
A cobertura do desastre socioambiental em Mariana/MG pelo portal em.com.br: das fontes aos enunciadores
(2019-02-01)O presente trabalho tem como objeto de estudo a cobertura do portal mineiro em.com.br sobre o desastre ocorrido no município de Mariana em 5 de novembro de 2015 com o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora ...