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Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook

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ARRUDA, PAULA PURPER.pdf (25.50Mb)
Data
2016-04-07
Autor
Arruda, Paula Purper
Primeiro orientador
Pozobon, Rejane de Oliveira
Primeiro membro da banca
Campanella, Bruno Roberto
Segundo membro da banca
Brignol, Liliane Dutra
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa científica considera uma celebridade política, o senador Romário Faria, no espaço público digital, fazendo uma análise das publicações e das interações contidas em seu perfil oficial no Facebook. Por meio da análise de conteúdo das postagens com maior interação a cada semana, somada aos trinta primeiros comentários, em um período de doze meses, busca-se entender a maneira pela qual é possível ocorrer um debate, informando e questionando os sujeitos das práticas sociais. Para tanto, há o acionamento das teorias de espaço público digital, dos estudos de Esteves (2011), Habermas (2003) e Weber (2007), utilizando os operadores de deliberação propostos por Marques (2011), e os estudos de celebridades de Rojek (2008), de Street (2012), de Turner (2004), de França (2014) e de Campanella (2012). Ao final desta etapa, observou-se que os pressupostos de celebridade incidem diretamente nas interações entre os sujeitos e a reciprocidade de Romário na rede social digital implicou em certa especialização e racionalização da comunicação por parte dos sujeitos que teciam comentários, contribuindo para que aos poucos a efetivação de um espaço público digital se concretize.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6368
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Comunicação [229]

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