Browsing Programa de Pós-Graduação em Comunicação by Title
Now showing items 74-93 of 145
-
Jogo de identidades: a configuração publicitária de anunciantes e consumidores
(2012-04-16)A presente pesquisa propõe-se a examinar de que maneira as marcas configuram a identidade do seu público consumidor via publicidade no contexto contemporâneo. Para tanto, parte da observação das ofertas publicitárias de ... -
Jornalismo Colaborativo em Redes Digitais: Estratégia Comunicacional no Ciberespaço. O caso de Zero Hora.com
(2009-03-03)O presente trabalho foi desenvolvido partindo da idéia de que os sistemas participativos digitais provocam mudanças no território institucionalizado do jornalismo. A busca de marcas do processo destacado começa, no primeiro ... -
JORNALISMO E CULTURA DA CONVERGÊNCIA: A NARRATIVA TRANSMÍDIA NA COBERTURA DO CABLEGATE NOS SITES EL PAÍS E GUARDIAN
(2011-03-19)A narrativa transmídia (NT) é a forma de contar histórias com o uso combinado de diferentes tipos de plataformas. Cada história apresentada em uma plataforma representa um trecho da narrativa maior e mostra uma perspectiva ... -
Jovens rurais, corações urbanos: jornal nacional e as desigualdades sociais do campo
(2013-03-08)Este trabalho é um estudo etnográfico de recepção do Jornal Nacional realizado com seis jovens provenientes da zona rural da região central do Rio Grande do Sul. Três deles atualmente moram no meio urbano e os outros três ... -
Legitimação institucional do jornalismo informativo nas mídias sociais digitais: estratégias emergentes no conteúdo de Zero Hora no Twitter
(2010-03-17)Esta dissertação possui como contexto a crise de legitimação institucional que ocorre na sociedade atual e afeta o papel de mediação do jornalismo informativo, potencializada pelas práticas interativas das mídias sociais ... -
O LIVRO E O AXÉ, O ERÊ COM GANGA ZUMBA: REPRESENTAÇÕES AFRO-BRASILEIRAS NA PRODUÇÃO EDITORIAL DIDÁTICA VOLTADA À LEI 10.639/2003 E APROPRIAÇÃO DOS PROFESSORES
(2016-03-28)A proposta desta pesquisa tem como tema as produções editoriais didáticas embasadas na lei 10.639/2003 que trabalhem o direito à afro-brasilidade e a apropriação dos professores, afim da promoção da Educação inclusiva ... -
O LÍDER EM EXAME: O ENQUADRAMENTO DA LIDERANÇA NA MÍDIA DE NEGÓCIOS
(2014-02-28)Uma vasta e crescente literatura sobre estudos de enquadramento surgiu nas últimas décadas e o conceito tem ganhado proeminência no campo da comunicação. Análises recentes, porém, têm apontado duas críticas principais que ... -
“Lutar também é educar”: o potencial político e educomunicativo do movimento estudantil secundarista brasileiro nas escolas e redes sociais online (2015-2016)
(2018-04-06)O movimento de ocupação das escolas públicas no Brasil por estudantes secundaristas no período de 2015-2016 constituiu um fenômeno que evidenciou o protagonismo juvenil e pautou a precarização da educação básica nas ... -
MANIFESTAÇÕES CARICATURAIS EM JORNAIS: estratégias do discurso visual na imprensa rio-grandina do século XIX
(2012-01-10)Esta pesquisa busca analisar a composição gráfica das manifestações caricaturais em jornais rio-grandinos, partindo da problemática sobre as estratégias utilizadas no discurso visual para atrair a atenção do leitor, orientar ... -
MASCULINIDADE EM ANÚNCIO(S): RECEPÇÃO PUBLICITÁRIA E IDENTIDADE DE GÊNERO
(2012-12-14)A presente pesquisa propõe um estudo de recepção das representações sobre a masculinidade nos anúncios publicitários brasileiros veiculados na televisão aberta e o seu papel na formação da identidade de gênero de homens ... -
Meios e medos: representações sobre menores infratores nos telejornais uruguaios
(2016-12-01)O trabalho estuda a cobertura que os telejornais uruguaios realizaram de atos de violência protagonizados por adolescentes e sua incidência nas representações sociais do menor infrator. O entorno dos meios de comunicação ... -
Memetizando e midiatizando: memes como estratégia discursiva evangélica
(2017-02-02)O trabalho faz uma abordagem comunicacional dos memes de internet, compreendendo-os como dispositivos que têm lugar no processo de midiatização da sociedade (BRAGA, 2006; FAUSTO NETO, 2008; VERÓN, 2014). Dá atenção especial ... -
Midiatização amazônica: a construção sistêmico-discursiva Do Infoamazonia
(2017-03-02)A pesquisa busca problematizar questões comunicacionais de movimentos ambientalistas, a partir do cenário de processual midiatização estimulado por tecnologias da informação e comunicação. Com base nesse contexto, o ... -
Midiatização da periferia: consumo jornalístico e guinada na visibilidade noticiosa
(2019-03-27)A dissertação conforma um percurso investigativo entorno à evolução da abordagem jornalística na cobertura de acontecimentos envolvendo a periferia a partir da ascensão econômica de seus moradores. Face à vasta interferência ... -
Milímetros da história: memórias e identidades da produção cinematográfica em 16mm em Santa Maria nos anos de 1960
(2017-01-31)O presente estudo tem como objetivo principal construir memórias sobre as produções cinematográficas pioneiras em 16mm de Santa Maria, cidade da região central do Rio Grande do Sul, e analisar como esses filmes colaboram ... -
MÍDIA E IDENTIDADE DISCURSIVA: A DIALÉTICA IDEM X IPSE NA PRODUÇÃO TELEVISIVA LOCAL
(2008-01-15)A dissertação analisa a atuação discursiva da mídia como construtora de identidades. Os processos de globalização e de midiatização constituem o contexto em que se inserem as relações de uma rede de televisão aberta, cujo ... -
MÍDIA E IDENTIDADE: OS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NOS JORNAIS DE SANTA MARIA
(2010-03-30)Esta dissertação trata do estudo da mídia impressa do município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e a construção da identidade dos catadores de materiais recicláveis junto à comunidade local. O objetivo principal ... -
MÍDIA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL JUVENIL: RECEPÇÃO DO PROGRAMA MALHAÇÃO
(2011-12-01)Este estudo centra-se no entendimento de jovens de classe popular e de sua relação com o meio de comunicação televisão. Investigamos a representação social juvenil e, por isso, temos em Malhação um exemplo rico cuja narrativa ... -
MÍDIA, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE TELEVISIVA DA CERVEJA POLAR EXPORT.
(2011-04-14)A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter ... -
Mídias e migrações: a representação de si e a representação midiática da identidade senegalesa em diáspora
(2017-01-30)Esta dissertação se propôs a investigar a autorrepresentação da identidade senegalesa em diáspora a partir dos usos sociais da internet por sujeitos migrantes no contexto brasileiro contemporâneo. Buscamos compreender os ...