Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 117-136 of 220
-
O lance é recordar: os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema
(2024-04-25)O presente trabalho coloca em jogo as memórias e identidades de times de futebol no cinema, tendo como bandeirão de fundo o fenômeno da cultura da memória. A partir de 1980, as memórias vão ganhar cada vez mais campos ... -
Legitimação das universidades federais: análise dos enquadramentos construídos pelo jornal Zero Hora
(2021-02-10)Esta dissertação tem como tema as estratégias de legitimação impressas nos enquadramentos jornalísticos das Universidades Federais (UFs) Brasileiras. Partimos do pressuposto de que a mídia participa de processos de ... -
Legitimação institucional do jornalismo informativo nas mídias sociais digitais: estratégias emergentes no conteúdo de Zero Hora no Twitter
(2010-03-17)Esta dissertação possui como contexto a crise de legitimação institucional que ocorre na sociedade atual e afeta o papel de mediação do jornalismo informativo, potencializada pelas práticas interativas das mídias sociais ... -
Leituras em um clique: consumo e práticas de leitura de livros digitais
(2024-03-22)Esta pesquisa se direciona compreender o consumo e as práticas de leitura de ebooks e audiobooks por estudantes universitários, a partir das questões de o que se lê, como e quando se lê, hábitos, motivações e propósitos. ... -
O livro e o axé, o erê com ganga zumba: representações afro-brasileiras na produção editorial didática voltada à lei 10.639/2003 e apropriação dos professores
(2016-03-28)A proposta desta pesquisa tem como tema as produções editoriais didáticas embasadas na lei 10.639/2003 que trabalhem o direito à afro-brasilidade e a apropriação dos professores, afim da promoção da Educação inclusiva ... -
O líder em Exame: o enquadramento da liderança na mídia de negócios
(2014-02-28)Uma vasta e crescente literatura sobre estudos de enquadramento surgiu nas últimas décadas e o conceito tem ganhado proeminência no campo da comunicação. Análises recentes, porém, têm apontado duas críticas principais ... -
O lugar do jornalismo diante das emergências socioambientais nos discursos de repórteres
(2024-02-20)Nesta dissertação, analisamos como o sujeito-jornalista que atua na cobertura de pautas socioambientais emergentes discursiviza a sua prática e a sua profissão. O objeto de estudo corresponde aos discursos de Eliane Brum, ... -
“Lutar também é educar”: o potencial político e educomunicativo do movimento estudantil secundarista brasileiro nas escolas e redes sociais online (2015-2016)
(2018-04-06)O movimento de ocupação das escolas públicas no Brasil por estudantes secundaristas no período de 2015-2016 constituiu um fenômeno que evidenciou o protagonismo juvenil e pautou a precarização da educação básica nas ... -
Manifestações caricaturais em jornais: estratégias do discurso visual na imprensa rio-grandina do século XIX
(2012-01-10)Esta pesquisa busca analisar a composição gráfica das manifestações caricaturais em jornais rio-grandinos, partindo da problemática sobre as estratégias utilizadas no discurso visual para atrair a atenção do leitor, ... -
A marca Usain Bolt: contratos de comunicação de uma Me Brand em midiatização
(2020-12-14)O estudo a seguir busca compreender os contratos de comunicação utilizados pelo velocista Usain Bolt, ao longo dos diferentes momentos de sua carreira, que visavam à construção de sua marca em um contexto de midiatização ... -
Masculinidade em anúncio(s): recepção publicitária e identidade de gênero
(2012-12-14)A presente pesquisa propõe um estudo de recepção das representações sobre a masculinidade nos anúncios publicitários brasileiros veiculados na televisão aberta e o seu papel na formação da identidade de gênero de homens ... -
Materialidades e actantes humanos e não humanos na apropriação tecnológica em laboratórios universitários de produção audiovisual
(2020-03-27)O número de mulheres participando de produções audiovisuais vem aumentando nas duas últimas décadas. Ainda assim, o número é muito menor comparado a participação de homens. A não apropriação deste espaço de produção é ... -
Meio ambiente no debate público: o discurso parlamentar bolsonarista na (re)construção do estado brasileiro
(2023-09-18)A pesquisa insere-se na interface dos estudos em Comunicação, Linguagem e Filosofia, ressaltando as relações entre a Comunicação e a Teoria do Estado pela perspectiva ambiental. Metodologicamente ancorada nas contribuições ... -
Meios e medos: representações sobre menores infratores nos telejornais uruguaios
(2016-12-01)O trabalho estuda a cobertura que os telejornais uruguaios realizaram de atos de violência protagonizados por adolescentes e sua incidência nas representações sociais do menor infrator. O entorno dos meios de comunicação ... -
Memetizando e midiatizando: memes como estratégia discursiva evangélica
(2017-02-02)O trabalho faz uma abordagem comunicacional dos memes de internet, compreendendo-os como dispositivos que têm lugar no processo de midiatização da sociedade (BRAGA, 2006; FAUSTO NETO, 2008; VERÓN, 2014). Dá atenção especial ... -
Mercadoria e significações: práticas das editoras independentes no Brasil
(2022-10-31)O presente trabalho disserta sobre o mercado editorial independente no Brasil e as significações atreladas ao independente por seus publicadores, inseridos no contexto de crise do mercado editorial, bem como da pandemia ... -
Midiatização amazônica: a construção sistêmico-discursiva do Infoamazonia
(2017-03-02)A pesquisa busca problematizar questões comunicacionais de movimentos ambientalistas, a partir do cenário de processual midiatização estimulado por tecnologias da informação e comunicação. Com base nesse contexto, o ... -
Midiatização da periferia: consumo jornalístico e guinada na visibilidade noticiosa
(2019-03-27)A dissertação conforma um percurso investigativo entorno à evolução da abordagem jornalística na cobertura de acontecimentos envolvendo a periferia a partir da ascensão econômica de seus moradores. Face à vasta interferência ... -
Midiatização na tríplice fronteira BRA-COL-PE: análise semiótica material de um portal local
(2023-03-10)Resumo: Geralmente estigmatizada no noticiário internacional, abordada em agendar como desmatamento, genocídio indígena e a apropriação voraz de suas riquezas, a cobertura noticiosa em perspectiva local nas cidades ... -
Midiatização, circulação e jornalismo regional: uma análise dos fluxos comunicacionais e das práticas de atores sociais
(2023-02-07)Esta pesquisa trata das transformações das práticas jornalísticas em cidades que compõem a Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Consiste no mapeamento dos municípios e ...