Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por orientadores "Borelli, Viviane"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
“Se segura que ainda falta muito mais”: o discurso em torno dos 100 primeiros dias e do primeiro ano do governo Bolsonaro em Isso a Globo não mostra
(2022-02-04)No contexto da sociedade em midiatização, marcada pelas processualidades da circulação, vários discursos despontam e circulam em diferentes plataformas digitais, tornando o mapeamento de suas marcas um movimento necessário ... -
Comunicação pública na sociedade de plataformas: as redes de comunicação e o meme "faixa da UFSM"
(2023-02-06)Esta dissertação busca refletir o fenômeno do meme “faixa da UFSM” a partir de dois eixos teóricos: a Comunicação Pública e a Plataformização. Para isso, a investigação buscou compreender a circulação da informação através ... -
Midiatização, circulação e jornalismo regional: uma análise dos fluxos comunicacionais e das práticas de atores sociais
(2023-02-07)Esta pesquisa trata das transformações das práticas jornalísticas em cidades que compõem a Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Consiste no mapeamento dos municípios e ... -
A circulação de sentidos em “eu não mereço ser estuprada”: uma leitura do acontecimento midiatizado
(2016-03-11)Este estudo investiga os modos emergentes de mobilização social engendrados em ambientes digitais e o seu caráter acontecimental. A intensificação do processo de midiatização da sociedade aponta para a interpenetração ... -
“Amém? Compartilhe!”: análise da interação e circulação dos discursos de Macedo, Santiago e usuários no Facebook e Twitter
(2015-03-27)A ambiência digital - fenômeno relativamente recente no campo religioso neopentecostal - faz emergir outras relações entre usuários da rede, líderes e instituições, que agora são atravessadas por lógicas e regramentos ... -
Catolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do programa PHN da TV Canção Nova
(2018-07-17)A evolução da sociedade dos meios para sociedade midiatizada fez com que as práticas de sentido alterassem as formas de estabelecimento de práticas sociais (FAUSTO NETO, 2008). Assim, o campo religioso altera seus modos ... -
Midiatização amazônica: a construção sistêmico-discursiva do Infoamazonia
(2017-03-02)A pesquisa busca problematizar questões comunicacionais de movimentos ambientalistas, a partir do cenário de processual midiatização estimulado por tecnologias da informação e comunicação. Com base nesse contexto, o ... -
As dinâmicas de circulação do acontecimento fechamento do Queermuseu na mídia gaúcha
(2020-06-01)Este estudo tem por objetivo descrever as dinâmicas da circulação em torno do acontecimento fechamento do Queermuseu nas mídias gaúchas. O “Queermuseu – Cartografia das diferenças na arte brasileira” foi uma exposição de ... -
A marca Usain Bolt: contratos de comunicação de uma Me Brand em midiatização
(2020-12-14)O estudo a seguir busca compreender os contratos de comunicação utilizados pelo velocista Usain Bolt, ao longo dos diferentes momentos de sua carreira, que visavam à construção de sua marca em um contexto de midiatização ... -
Memetizando e midiatizando: memes como estratégia discursiva evangélica
(2017-02-02)O trabalho faz uma abordagem comunicacional dos memes de internet, compreendendo-os como dispositivos que têm lugar no processo de midiatização da sociedade (BRAGA, 2006; FAUSTO NETO, 2008; VERÓN, 2014). Dá atenção especial ... -
Série Vaza jato: análise do circuito comunicacional formado em torno das três primeiras reportagens
(2021-02-22)Este trabalho apresenta um estudo do circuito de comunicação em torno dos três primeiros relatórios da série “Vaza Jato”, publicada pela agência de notícias The Intercept Brasil (TIB). Essa perspectiva faz parte das reflexões ... -
Aux armes, antivax! Uma análise da estruturação comunicacional do coletivo Lyon Pour La Liberté
(2023-02-08)Este trabalho investiga a estruturação comunicacional do movimento social francês Lyon Pour la Liberté a partir do que o coletivo “diz” através de suas ações comunicacionais, e pelo que é “dito” do coletivo por outros ... -
Desterritorializar e reterritorializar: jornais regionais gaúchos e estratégias de aproximação com os leitores
(2018-12-14)A pesquisa analisa as estratégias empregadas por jornais regionais gaúchos para se aproximar dos leitores. O marco teórico desta investigação é um acoplamento entre a teoria dos sistemas sociais de Luhmann (1997, 2005, ... -
Devorando a história: midiatização, circulação e estratégias discursivas no canal Comer História
(2024-03-25)Este trabalho tem como objetivo geral analisar os sentidos tecidos pelas estratégias discursivas produzidas em torno do canal Comer História. Para isso, foi realizada uma investigação inicial no Google Trends para se ...