Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por orientadores "Peruzzolo, Adair Caetano"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Encenação jornalística da violência no futebol: estudo de estratégias discursivas, efeitos de sentido e valores
(2014-02-19)O presente estudo propõe analisar como constitui-se a construção discursiva a respeito do fenômeno sociocultural da violência no futebol por enunciadores dos jornais Folha de São Paulo e Zero Hora. Com efeito, investigam-se ... -
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor
(2009-03-23)Toda organização estabelece uma relação de comunicação com seus públicos a fim de fidelizá-los e, assim, preservar sua existência. Zero Hora (ZH), enquanto organização, do mesmo modo necessita conquistar a credibilidade ... -
Representações do feminino na campanha eleitoral de 2006: Yeda Crusius em fotografias jornalísticas de Zero Hora
(2009-03-03)O campo do jornalismo, através de seus regramentos, constrói representações dos atores que compõe os demais campos através de seus dispositivos jornalísticos, como a fotografia. Histórica e culturalmente, o campo da ... -
Produção de sentidos na linguagem icônica: mídia e estratégias de enunciação
(2010-03-04)A fotografia é uma linguagem. Enquanto linguagem, produz significados e sentidos, isto é, é um discurso sobre um fenômeno sociocultural. O processo comunicacional humano incorpora as imagens ao seu modo de ser, de tal modo ... -
A charge jornalística: estratégias de imagem em enunciações de humor icônico
(2011-03-18)O presente trabalho se ocupa em analisar as significações e efeitos de sentido, produzidos na charge jornalística pelos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares da imagem. Para tanto, faz-se breve resgate da inserção ... -
O grotesco midiático: estratégias de imagem nas charges de imprensa.
(2009-02-27)Esta análise dissertativa tem como temática o grotesco midiático. De tal modo, o objetivo geral busca compreender o grotesco através do desenho de humor de mídia jornalística impressa. A justificativa para tal desdobramento ... -
A produção de efeitos de realidade em narrativas de filmes publicitários: análise de estratégias em segmentos de bebidas, no Brasil
(2008-02-18)Em tempo de cultura midiática, a experiência do homem é a cada vez mais mediada pelos dispositivos tecnológicos de comunicação. Nesse panorama, a publicidade audiovisual é produto de uma demanda social, um dispositivo ... -
Manifestações caricaturais em jornais: estratégias do discurso visual na imprensa rio-grandina do século XIX
(2012-01-10)Esta pesquisa busca analisar a composição gráfica das manifestações caricaturais em jornais rio-grandinos, partindo da problemática sobre as estratégias utilizadas no discurso visual para atrair a atenção do leitor, ... -
Discurso informativo audiovisual: sentidos engendrados na enunciação telejornalística
(2008-02-18)O Brasil, todos os dias, em nossas casas. Representado por uma linguagem que conjuga a força da voz da autoridade instituída à força quase incontestável das imagens. Mas como são produzidas e sustentadas essas verdades ... -
Discurso publicitário da sustentabilidade: um estudo das estratégias persuasivas em anúncios de revista
(2013-01-11)O presente estudo busca analisar como as estratégias persuasivas empregadas em anúncios publicitários propõem valores socioculturais para afirmar a noção de sustentabilidade. Para tanto, reflete-se sobre a publicidade como ...