Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 24-43 of 161
-
Base nacional comum curricular e o processo de construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS: da prescrição à indução de políticas educacionais
(2021-05-11)Há décadas, discussões sobre um currículo comum têm sido foco das Políticas Públicas brasileiras. A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) configura um processo de homogeneização do ensino e vem ganhando ... -
Biologia no ensino médio: diferentes abordagens metodológicas para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a gravidez na adolescência
(2015-04-15)A sexualidade configura-se, na contemporaneidade, como uma temática urgente a ser trabalhada na escola, tendo em vista, por exemplo, questões como a desigualdade de gênero. No entanto, o que vem se fazendo no Ensino de ... -
O bioma Pampa como temática de investigação no ensino básico no município de Uruguaiana - RS
(2018-02-23)A presente pesquisa trata de uma investigação qualiquantitativa, desenvolvida em três escolas públicas de ensino básico completo, situadas no município de Uruguaiana-RS. O trabalho teve como base a investigação da percepção ... -
O bioma Pampa nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagens e percepções
(2019-02-25)O ensino de Ciências nos anos iniciais contribui na compreensão dos conteúdos científicos, entre estes podemos destacar as temáticas relacionadas ao meio ambiente, onde através da discussão e construção de novos conhecimentos, ... -
“Bioquímica na escola”: uma proposta didática para a aprendizagem significativa
(2017-01-06)Esta pesquisa intitulada “Bioquímica na Escola: uma proposta didática para a aprendizagem significativa” é caracterizada por ser predominantemente qualitativa, a qual utilizou como estratégia a elaboração e aplicação de ... -
Cicatrização e biologia celular - Um possível caminho para aprender melhor
(2022-02-28)O ensino de Biologia Celular no ensino médio enfrenta algumas dificuldades, que passam pela complexidade do tema, seu caráter abstrato, as dificuldades de visualização daquilo que é estudado, entre outros. Para contornar ... -
A ciência enquanto um tema sociocientífico na formação inicial de professores de Ciências: uma reflexão acerca das implicações e potencialidades
(2018-02-16)Em muitos momentos, o conhecimento científico é requerido em nosso cotidiano para que nos posicionemos frente a questões diversas. Os temas ou questões sociocientíficas abrangem aspectos sociais relacionadas à conhecimentos ... -
Clássicos da literatura infantil sob o olhar do ensino de ciências: uma proposta para os anos iniciais
(2021-08-20)A alfabetização científica nos anos iniciais é de extrema importância, uma vez que ela auxilia o aluno a compreender melhor o mundo em que está inserido. Um possível meio de sua inserção nos anos iniciais está na literatura ... -
Comunidades de prática no espaço escolar: possibilidades para o exercício e qualificação docente
(2022-02-24)Dentre as características que definem os ambientes educacionais - desde as formações profissionais até a atuação docente na Educação Básica - está a predisposição ao trabalho coletivo. Neste viés, são estudadas as Comunidades ... -
A concepção de estudantes de ensino médio a respeito de temas em saúde mental
(2011-04-08)Esta pesquisa tem caráter investigativo e objetiva analisar as concepções de estudantes do ensino médio a respeito de temas em saúde mental e pretende ser um instrumento para a discussão e criação de um programa básico de ... -
As concepções de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Santa Maria-RS sobre alimentação
(2010-12-09)A Educação é compreendida como um processo de formação humana. Vinculada ao processo, encontra-se a alimentação que também é essencial e importante. Nesse sentido, é importante que todos os cidadãos tenham acesso a uma ... -
Concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre solubilidade e o desenvolvimento de atividades experimentais como ferramenta para a melhoria do ensino
(2012-02-28)O conhecimento das concepções prévias dos estudantes constitui uma ferramenta de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas podem auxiliar de forma significativa no planejamento de atividades ... -
Concepções sobre bebidas alcoólicas de escolares do ensino médio
(2011-01-14)O álcool é uma droga psicoativa, licita, aceita e pouco estigmatizada pela sociedade e consumida por 80% da população. Sendo responsável pela morte de 3,2% da população mundial. Particularmente na infância e na adolescência ... -
Concepções sobre o câncer e o seu tratamento no contexto hospitalar e escolar
(2010-03-26)Neste estudo foram analisadas as concepções sobre o câncer e o seu tratamento no contexto educacional, sob dois aspectos: no hospital e na escola através da intervenção ativa do profissional farmacêutico. No ambiente ... -
Construção do conhecimento a partir das concepções espontâneas apresentado por alunos do ensino fundamental sobre o tema digestão
(2010-02-27)Na escola de hoje, o professor, além de ensinar, precisa ter criatividade, necessitando também utilizar de recursos didáticos de apoio pedagógico, principalmente no sentido de motivar os alunos na construção de conhecimento. ... -
Construção do conhecimento químico através do esporte
(2014-04-25)A Química e sua relação com o esporte vêm desempenhando um papel fundamental, através dos avanços científicos e tecnológicos para o surgimento de novas substâncias e materiais. Devido a sua grande relevância social e por ... -
Contribuições da história de vida da cientista brasileira Bertha Lutz para o ensino de ciências
(2022-02-25)Bertha Lutz foi uma cientista, feminista, educadora e política brasileira que dedicou sua vida à luta feminista e aos estudos sobre o grupo dos Anfíbios anuros. Ela foi responsável por garantir uma série de direitos civis ... -
As contribuições das oficinas temáticas ambientais na formação de alunos do curso normal médio e nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-03-07)A questão ambiental é uma preocupação cada vez mais presente em toda a sociedade e a educação é vista como essencial para que mudanças nesse cenário se concretizem. Sendo assim, a Educação Ambiental (EA) é um componente ... -
Corantes naturais da cultura indígena no ensino de química
(2019-01-30)Recentemente, por meio da legislação 11.645 de 2008, a temática “indígena” começou a ser considerada objeto de estudo na educação básica. Desde então, tem se discutido a possibilidade de incluir a temática em sala de aula ... -
Cosméticos: uma possibilidade de abordagem para o ensino de química
(2012-01-26)Cosméticos e produtos de higiene pessoal são itens de consumo frequente por boa parte da população brasileira, o que se observa pelo acentuado crescimento econômico que este setor tem apresentado. Diante da relevância ...