Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por assunto "Aprendizagem significativa"
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
-
Relações entre a matemática e a física numa perspectiva interdisciplinar: um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa
(2018-02-26)A presente pesquisa descreve um estudo exploratório que buscou investigar possíveis relações conceituais entre a Matemática e a Física em diferentes contextos: em dissertações e teses, em trabalhos publicados em eventos ... -
Inserção de tópicos de física partículas de forma integrada aos conteúdos tradicionalmente abordados no ensino médio
(2014-04-09)Apresentamos, neste trabalho, uma pesquisa que trata da inserção de tópicos de Física de Partículas integradas aos conteúdos tradicionalmente estudados no Ensino Médio. Também uma proposta de como esses conteúdos podem ser ... -
Abordagem interdisciplinar a partir da temática energia: contribuições para uma aprendizagem significativa na EJA
(2014-03-12)O processo de ensino-aprendizagem é composto por inúmeras variáveis que devem ser consideradas no planejamento de atividades didáticas diferenciadas no âmbito de qualquer modalidade de ensino. A EJA, como realidade escolar ... -
Investigação do processo de aprendizagem de cálculo num curso de engenharia florestal: o uso do software Winplot na aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas
(2019-02-26)Devido as dificuldades apresentadas por estudantes de cursos de graduação em Engenharias nas disciplinas das áreas exatas, tem-se procurado muitas teorias e metodologias para facilitar e aprimorar o processo de ensino e ... -
Cicatrização e biologia celular - Um possível caminho para aprender melhor
(2022-02-28)O ensino de Biologia Celular no ensino médio enfrenta algumas dificuldades, que passam pela complexidade do tema, seu caráter abstrato, as dificuldades de visualização daquilo que é estudado, entre outros. Para contornar ... -
“Bioquímica na escola”: uma proposta didática para a aprendizagem significativa
(2017-01-06)Esta pesquisa intitulada “Bioquímica na Escola: uma proposta didática para a aprendizagem significativa” é caracterizada por ser predominantemente qualitativa, a qual utilizou como estratégia a elaboração e aplicação de ...