Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por assunto "High school"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Física e segurança no trânsito: uma proposta didática por uma professora iniciante
(2013-04-19)O presente trabalho teve como objetivo geral a utilização de recursos didáticos para o Ensino de Física presentes nos trabalhos de pesquisa/ensino/extensão da área de Educação em Ciências/Ensino de Física na produção de ... -
Memórias e percepções de alunos da graduação sobre o uso de recursos da internet para aprendizagem
(2020-03-06)Este trabalho teve como objetivos investigar recordações sobre experiências relacionadas ao uso de recursos da internet durante o Ensino Médio e percepções sobre a utilização desses recursos na aprendizagem no início do ... -
Aprendizagem significativa de grandezas e medidas: aspectos da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa na ZDP
(2024-03-18)Esta pesquisa está embasada teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que tem como princípio considerar, no processo de ensino e aprendizagem, os conhecimentos prévios que o estudante já possui em ... -
Intervenções curriculares estruturadas a partir da abordagem temática: desafios e potencialidades
(2016-05-10)Com a presente investigação, buscou-se sinalizar encaminhamentos para a constituição de currículos estruturados mediante a abordagem temática, sendo o problema investigado: quais têm sido os encaminhamentos dados, os ... -
A iniciação científica no ensino médio: contexto atual, desafios e perspectivas na área de ciências da natureza
(2018-08-03)Na atualidade, muitas indagações emergem na sociedade envolvendo a ciência, pois as problemáticas globais, cada vez mais complexas, acabam encontrando dificuldades de discussão e compreensão pela maioria dos indivíduos, visto ... -
A temática sexualidade como geradora de uma proposta interdisciplinar: contribuições para a formação de professores da rede pública
(2015-02-11)Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de oito professores do ensino médio da rede pública do município de Santa Maria/RS, nos anos de 2013/ 2014 e apresenta as relações que podem ser estabelecidas entre formação ... -
A inserção da física moderna no ensino médio aliada à tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS)
(2011-04-26)A inserção da Física Moderna no Ensino Médio (EM) vem sendo fortemente defendida por pesquisadores da área de educação em Ciências e de ensino de Física. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a ... -
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio
(2009-08-13)A Educação está passando por uma transformação que transcende a sala de aula e busca acompanhar a globalização. Vive-se a era da informação e da integração entre os saberes, nenhum aprendizado tem valor de forma isolada, ...