Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde by Subject "Interdisciplinaridade"
Now showing items 1-11 of 11
-
Concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre solubilidade e o desenvolvimento de atividades experimentais como ferramenta para a melhoria do ensino
(2012-02-28)O conhecimento das concepções prévias dos estudantes constitui uma ferramenta de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas podem auxiliar de forma significativa no planejamento de atividades ... -
Relações entre a matemática e a física numa perspectiva interdisciplinar: um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa
(2018-02-26)A presente pesquisa descreve um estudo exploratório que buscou investigar possíveis relações conceituais entre a Matemática e a Física em diferentes contextos: em dissertações e teses, em trabalhos publicados em eventos ... -
Intervenções curriculares estruturadas a partir da abordagem temática: desafios e potencialidades
(2016-05-10)Com a presente investigação, buscou-se sinalizar encaminhamentos para a constituição de currículos estruturados mediante a abordagem temática, sendo o problema investigado: quais têm sido os encaminhamentos dados, os ... -
Abordagem interdisciplinar a partir da temática energia: contribuições para uma aprendizagem significativa na EJA
(2014-03-12)O processo de ensino-aprendizagem é composto por inúmeras variáveis que devem ser consideradas no planejamento de atividades didáticas diferenciadas no âmbito de qualquer modalidade de ensino. A EJA, como realidade escolar ... -
A resolução de problemas como uma interface interdisciplinar entre a matemática e o ensino de ciências
(2015-02-27)São muitos os desafios para o ensino das ciências e da matemática, principalmente em uma perspectiva interdisciplinar, que possibilite a integração de objetivos, metodologias e conhecimentos das áreas das ciências da ... -
A temática sexualidade como geradora de uma proposta interdisciplinar: contribuições para a formação de professores da rede pública
(2015-02-11)Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de oito professores do ensino médio da rede pública do município de Santa Maria/RS, nos anos de 2013/ 2014 e apresenta as relações que podem ser estabelecidas entre formação ... -
Projeto investigativo interdisciplinar conexão delta e as potencialidades do ensino por investigação no ensino médio
(2017-04-26)O ensino por investigação (EI) é uma estratégia que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas no ensino-aprendizagem de conceitos científicos, promovendo a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais ... -
O ensino de química e arte por meio de uma abordagem interdisciplinar com a temática tintas
(2018-03-27)Em busca da integração, articulação e produção de novos conhecimentos, nesta dissertação procuramos investigar como uma abordagem interdisciplinar entre a Química e a Arte, por meio da temática “Tintas”, pode favorecer o ... -
Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em educação do campo, nas ciências da natureza, no Rio Grande do Sul
(2018-11-30)A presente pesquisa tem como foco um olhar sobre uma das especificidades da Educação do Campo, que é a interdisciplinaridade, nas Licenciaturas em Educação do Campo, nas Ciências da Natureza, no estado do Rio Grande do ... -
Uma proposta de trabalho interdisciplinar empregando os temas geradores alimentos e obesidade
(2010-02-25)Atualmente, no âmbito educacional, reafirma-se a importância do papel do professor. É ele quem deve conduzir, com destreza e competência, o processo de aproximar a realidade da sala de aula à realidade do aluno. Uma das ... -
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio
(2009-08-13)A Educação está passando por uma transformação que transcende a sala de aula e busca acompanhar a globalização. Vive-se a era da informação e da integração entre os saberes, nenhum aprendizado tem valor de forma isolada, ...