Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 101-120 of 161
-
Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências
(2015-02-27)O objetivo desta dissertação foi identificar de que forma a Voz do estudante‟ faz parte da construção do currículo de Ciências, da elaboração da Matriz de Referência do ENEM e da confecção dos Livros Didáticos (LDs) de ... -
A resolução de problemas como uma interface interdisciplinar entre a matemática e o ensino de ciências
(2015-02-27)São muitos os desafios para o ensino das ciências e da matemática, principalmente em uma perspectiva interdisciplinar, que possibilite a integração de objetivos, metodologias e conhecimentos das áreas das ciências da ... -
Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos
(2015-03-31)A presente pesquisa é classificada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Com o desenvolvimento desta, procurou-se abordar o uso dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos, mostrando que a ... -
Temas geradores através de uma abordagem temática freireana como estratégia para o ensino de química e biologia
(2015-01-27)Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram ... -
O diálogo entre a formação tecnocientífica e a humanística na educação tecnológica: uma problematização a partir do estudo de caso do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFSM
(2014-12-22)A Educação Tecnológica, nos últimos anos, principalmente após a instituição do REUNI, da reestruturação dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET‟s) e da implantação dos Institutos Federais de Educação, ... -
Aromas: contextualizando o ensino de química através do olfato e paladar
(2014-07-03)O foco deste trabalho é o ensino de Química por meio da temática Aromas . Para tanto, buscamos desenvolver nesta pesquisa metodologias de ensino ligadas ao tema e que promovessem a aprendizagem dos conteúdos de Química, ... -
O processo de escolha do livro didático por professores: a evolução do PNLD e seus efeitos no ensino de Ciências
(2014-06-03)Investigamos o processo de escolha do Livro Didático (LD) de ciências, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), a partir de entrevistas. Após ... -
Ensino multidisciplinar na melhoria do conhecimento nutricional no ensino fundamental
(2014-03-21)A preocupação com o aumento dos índices de obesidade em crianças e adolescentes, além das mudanças nos hábitos alimentares, torna-se necessária a adoção de medidas de prevenção e conscientização para uma melhor qualidade ... -
Imagem corporal, aspectos nutricionais e atividade física em estudantes
(2014-03-21)Uma das tarefas mais difíceis para o adolescente é a aceitação do corpo modificado pelos eventos da puberdade. A insatisfação com a imagem corporal pode levar à prática de dietas rigorosas e exercícios físicos exagerados, ... -
Abordagem interdisciplinar a partir da temática energia: contribuições para uma aprendizagem significativa na EJA
(2014-03-12)O processo de ensino-aprendizagem é composto por inúmeras variáveis que devem ser consideradas no planejamento de atividades didáticas diferenciadas no âmbito de qualquer modalidade de ensino. A EJA, como realidade escolar ... -
Construção do conhecimento químico através do esporte
(2014-04-25)A Química e sua relação com o esporte vêm desempenhando um papel fundamental, através dos avanços científicos e tecnológicos para o surgimento de novas substâncias e materiais. Devido a sua grande relevância social e por ... -
O lixo eletrônico como possibilidade para o ensino de química na formação de professores
(2014-04-24)O lixo eletrônico é um dos grandes problemas do século XXI, tanto pelo aumento da quantidade em que está sendo gerado, quanto por sua variada composição química e pela toxicidade de algumas substâncias presentes no mesmo. ... -
Um estudo da metodologia de Robert Gagné aplicada ao ensino de biofísica
(2014-03-28)Cada vez mais se discute a importância de que profissionais de todas as áreas desempenhem seu trabalho de forma mais efetiva com uma capacidade de resolver problemas interdisciplinarmente. A Biofísica é uma dessas áreas ... -
Atividades didáticas inovadoras de mecânica de partículas com desenvolvimento de competências em um ambiente de computação numérica
(2014-04-10)O presente trabalho procurou investigar como atividades didáticas (AD) inovadoras de resolução de problemas, baseadas em simulações computacionais, contribuem para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais ... -
Inserção de tópicos de física partículas de forma integrada aos conteúdos tradicionalmente abordados no ensino médio
(2014-04-09)Apresentamos, neste trabalho, uma pesquisa que trata da inserção de tópicos de Física de Partículas integradas aos conteúdos tradicionalmente estudados no Ensino Médio. Também uma proposta de como esses conteúdos podem ser ... -
O ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta
(2014-03-07)A presente dissertação foi desenvolvida entre um grupo de professores dos Anos Iniciais de escolas da rede municipal de Alegrete/RS no ano de 2012 e focaliza-se no diagnóstico, análise e desenvolvimento de uma proposta ... -
Intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática: avanços alcançados por professores de uma escola pública estadual do RS
(2014-02-27)A presente pesquisa, de caráter predominantemente qualitativo e do tipo etnográfico no cotidiano escolar, tem como tema o currículo e a formação de professores no âmbito do ensino. Essa pesquisa torna-se relevante pela ... -
Testes em papel versus testes em computador: o meio de realização influencia o desempenho dos alunos?
(2014-02-26)O contínuo avanço das tecnologias digitais e a sua forte presença nos contextos escolares sinalizam para um novo modo de uso da tecnologia neste ambiente. Tradicionalmente, a tecnologia digital é utilizada por professores ... -
As contribuições das oficinas temáticas ambientais na formação de alunos do curso normal médio e nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-03-07)A questão ambiental é uma preocupação cada vez mais presente em toda a sociedade e a educação é vista como essencial para que mudanças nesse cenário se concretizem. Sendo assim, a Educação Ambiental (EA) é um componente ... -
Matéria e radiação: articulação entre física e saúde na perspectiva de uma prática docente reflexiva
(2012-02-28)Segundo os PCN a Saúde é um tema transversal, isto é, deve permear todas as disciplinas do currículo, nesse caso os profesores da disciplina de Física também devem fazer o possível para inserir a Educação em Saúde em suas ...