Experiências formativas de uma escola pública bilíngue para surdos em curso médio normal
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Fecha
2021-10-18Primeiro membro da banca
Klein, Madalena
Segundo membro da banca
Machado, Lucyenne Matos da Costa Vieira
Terceiro membro da banca
Menezes, Eliana da Costa Pereira de
Quarto membro da banca
Oliveira, Marilda Oliveira de
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença e tem como objetivo principal entender as experiências formativas que estão sendo colocadas em funcionamento para a constituição de professores surdos em um Curso Médio Normal. Os objetivos específicos são: conhecer as experiências formativas dos professores no exercício da docência no Curso Médio Normal; identificar nas falas de alunos surdos a produção de experiências formativas; entender como vem se constituindo o ofício/modo de ser professor surdo. A proposição filia-se ao campo teórico-metodológico de perspectiva pós-estruturalista em educação e, para tramar a analítica, debruçou-se nos conceitos de experiência de Larrosa e de escola a partir de Masschelein e Simons. Tais conceitos foram colocados em operação a partir da produção de dados de uma escola de surdos da rede pública estadual de ensino de Santa Maria/RS. A atmosfera metodológica do trabalho se constitui a partir da noção de autoetnografia e a produção da materialidade analítica se deu por meio de um conjunto de dados: documentos oficiais e falas de professores e alunos produzidas em ateliês pedagógicos. O primeiro grupo de materialidade é composto pelo Projeto Político Pedagógico da escola; Regimento Escolar do Curso Normal e sua Matriz Curricular. Além destes, agregou-se outros documentos voltados à educação de surdos e à organização dos Cursos Normal no estado do RS. O segundo grupo foi composto a partir da participação de quatro alunos e oito professores do curso. O registro da materialidade da pesquisa ocorreu por meio de filmagens, registros fotográficos e Diário de Campo. A partir do empreendimento analítico documental, que deu pistas problematizadoras para a pesquisa, foi possível entender que a proposição da escola está pautada em uma educação bilíngue em que a Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua da instituição. A partir dessa centralidade linguística, evidenciou-se uma metodologia com foco na visualidade. Tais documentos preconizam que existe a garantia de uma educação pautada nas singularidades surdas, e a formação de professores está ancorada na perspectiva bilíngue. Entretanto, a partir dos ateliês realizados com os professores e alunos, ficou evidente que há outras preocupações no contexto da escola que versam muito sobre o que é uma escola e o que faz uma escola ser uma escola. Tais elementos discorrem sobre planejamento, interdisciplinaridade, o brincar e sobre a importância de o professor ser um arquivista movente na sua ação pedagógica, na qual é possível produzir experiências pedagógicas enquanto acontecimento. Há muito de escola nessa escola de surdos, entretanto, ela tem muito de singular porque a Libras está presente. A Libras compõe o contexto escolar e é um forte marcador discursivo por meio do qual foi possível encontrar pistas para compreendê-la como uma potência de um movimento decolonial de existir e resistir na escola. Nesse sentido, o escolar busca o Curso Médio Normal muito mais como um fortalecimento desse movimento do que propriamente para seguir a profissão de professor surdo.
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