Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 72-91 of 185
-
Implementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Maria
(2019-02-27)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado ... -
Inclusão digissocial de mulheres do campo a partir das mídias sociais
(2020-06-30)Quando se percebe que em plena era da informação ainda há exclusões que perpassam as questões econômicas, geográficas, sociais, e se colocam ampliadas por fatores compostos por questões de gênero e que nestas exclusões a ... -
Influência das tecnologias digitais no cotidiano do Assentamento Nova Conquista de Chiapetta RS
(2020-06-29)Esta pesquisa, que teve por finalidade, conhecer quais as tecnologias existentes e mais utilizadas pelos moradores do Assentamento de Nova Conquista da cidade de Chiapetta/RS, bem como saber se essas auxiliam no processo ... -
Inserções e aplicabilidades do moodle como ferramenta de gestão educacional
(2015-08-18)O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Inserção e aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional, em que se buscou construir uma forma de comunicação com interação e interatividade, entre a Secretaria ... -
Integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na classe multisseriada: em uma escola do campo: aproximações com o cotidiano do assentamento Alvorada
(2017-08-30)As tecnologias da informação representam um importante instrumento de construção do conhecimento. Além disso, a sua inserção, nas classes multisseriadas oportuniza o envolvimento e consequente aprendizado, que amplia a ... -
A integração das TIC no contexto do programa de aprendizagem no transporte: possibilidades e realizações
(2015-09-08)Esta pesquisa, realizada junto ao Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede , propôs-se investigar a integração ... -
Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas pelas TER na alfabetização
(2017-02-21)Considerando o avanço das Tecnologias Educacionais em Rede (TER) nos últimos anos e a presença dessas no âmbito escolar é que se propôs o estudo com a abordagem do tema “Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas ... -
Integração do sistema acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM a uma smart classroom
(2019-12-20)Na América Latina grande parte do tempo de aula é consumido por tarefas administrativas desempenhadas pelos professores, dentre elas a conferência dos alunos presentes. As salas de aula são energicamente transformadas ... -
Integração dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas dos estagiários do PEG
(2020-11-10)A presente pesquisa foi desenvolvida na Área de Concentração "Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação", na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, e ... -
Interfaces acessíveis no moodle baseadas no padrão WCAG 2.0 para alunos cegos
(2015-08-12)Esta dissertação faz parte da linha de pesquisa de Desenvolvimento em Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, realizando ... -
Interlocução entre escola e família: aplicativo em dispositivo móvel como proposta de mediação para um ambiente de comunicação, interação e colaboração
(2023-08-18)A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especificamente na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologia ... -
Investigação da customização da plataforma AVA “Moodle” para uso no ensino de línguas a distância
(2019-08-30)A utilização de um ambiente virtual de aprendizagem AVA, tem sido constantemente empregado como suporte ao ensino a distância, pois serve como apoio as atividades por intermédio da internet. Diferentes cursos são ministrados ... -
Investigação de diretrizes pedagógicas-tecnológicas para orientar o redesign de cursos de línguas a distância: o caso English online 3D
(2023-08-08)As alterações no sistema educativo, provocadas pela pandemia da COVID-19, sublinham a necessidade de expandir investigações e procurar soluções para o ensino on-line, com especial enfoque no design de materiais digitais ... -
Investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de língua inglesa por meio de jogos digitais
(2016-09-26)O uso de tecnologias em sala de aula tem desafiado constantemente alunos e professores (KENSKI, 2005), haja vista que nesse contexto, há uma nova geração de alunos que já domina os parâmetros tecnológicos (BARBOSA, 2010), ... -
Um jogo híbrido como estratégia de leitura para a obra clássica Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
(2023-12-20)Este estudo integra a linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria, do Mestrado Profissional. O ... -
Jogo sério como ferramenta para o auxílio da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
(2023-02-03)Desde do início da organização social humana, o homem vem modificando o planeta de diversas formas, gerando progressos tecnológicos e como consequência podendo surgir problemas ambientais. A educação ambiental é importante ... -
Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
(2015-08-24)O presente trabalho parte do pressuposto que o discente pode ser motivado a buscar conhecimento por meio de diversos mecanismos, e muitos incluem o desafio e o prazer da conquista como estratégia, fato conhecido como ... -
Jogos digitais como ferramentas motivadoras para aprendizagem de espanhol
(2022-12-02)O mundo vem passando por profundas mudanças com o surgimento das novas tecnologias, e nas escolas esse cenário não é diferente, pois elas se mostram como grande suporte no processo de ensino e aprendizagem de línguas. ... -
Jogos digitais na educação básica: proposta de curso – MOOC – para fomentar a produção de recursos educacionais abertos
(2023-03-30)Considero que a evolução da sociedade demanda a diversificação das ferramentas no processo de ensino e entendo a associação entre o uso de jogos digitais e os Recursos Educacionais Abertos – REA – como proposta metodológica ... -
O lúdico na formação de professores da educação básica na capacitação em TIC
(2015-07-16)O trabalho foi desenvolvido na rede básica de ensino dos municípios de Alegria/RS, Independência/RS e Inhacorá/RS com o objetivo de capacitar professores em Tecnologias de Informação e Comunicação, mediadas pelas atividades ...