Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 142-161 of 185
-
Realidade aumentada para o ensino de botânica: um enfoque em famílias características do bioma Pampa
(2023-11-29)O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, elaborou e avaliou um material didático que ... -
Recursos e atividades do moodle em dispositivos móveis para educação aberta
(2017-08-22)Este trabalho apresenta um estudo do tema tecnologias educacionais em rede operacionáveis em tablets e smartphones para a educação aberta na linha de pesquisa gestão de tecnologias educacionais em rede e área de concentração ... -
Recursos educacionais abertos nas práticas didáticas dos professores de biologia
(2020-08-04)O presente estudo, vinculado ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, analisou se ocorreram ou não mudanças no ... -
Recursos educacionais abertos no formato audiovisual: fluência tecnológico-pedagógica em softwares livres
(2018-07-25)Esta pesquisa está situada na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Tem como objetivo geral ... -
Recursos educacionais abertos: estudo de caso da Editora Aberta EduMIX –PE/UFSM
(2019-02-28)O mercado editorial para a educação enfrenta uma acentuada crise em relação aos meios tradicionais de produção de material didático. Isso porque demanda inovações para atender ao perfil dos estudantes que mudou radicalmente ... -
Recursos tecnológicos: contribuições na formação continuada de professores
(2017-01-17)A presente pesquisa, desenvolvida na linha de pesquisa,Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no Curso ... -
Rede colaborativa virtual: conectando saberes entre professores
(2022-01-17)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aborda a contribuição ... -
Rede de colaboração entre bibliotecas da UNIPAMPA para o compartilhamento de materiais em formato digital acessível para usuários com deficiência visual – uma proposta de implantação
(2019-08-20)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa ... -
Repositório Institucional: políticas para um Campus de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
(2019-08-19)Os Repositórios Institucionais (RI) virtuais são plataformas que funcionam como uma biblioteca digital destinados ao armazenamento, preservação e comunicação do conhecimento produzido pelas instituições de ensino e pesquisa, ... -
Role playing game (RPG) no ensino fundamental: uma aventura em busca do desenvolvimento psíquico e intelectual
(2019-02-28)O avanço tecnológico proporcionou à sociedade novas formas de se relacionar e de ter acesso às informações. Estes aspectos também influenciaram as relações pessoais e de aprendizagem das crianças, pois elas passaram a ter ... -
Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem
(2016-12-13)Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e apresenta os resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a ... -
Sala virtual de recursos multifuncionais para potencializar o atendimento educacional especializado
(2015-08-11)O presente estudo vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de tecnologias educacionais em rede , do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, pretendeu contribuir com a oferta do Atendimento Educacional ... -
SchoolGamify: uma proposta de aplicativo mobile para implementar a gamificação e a sala de aula invertida no contexto escolar
(2021-03-15)As tecnologias inseridas em nosso cotidiano avançam rapidamente, porém, no contexto escolar, nem sempre tais avanços são observados quando avaliam-se as metodologias de ensino e de aprendizagem aplicadas e integradas à ... -
Sequência didática sobre o sistema solar: uma proposta utilizando TDIC nos anos iniciais
(2022-11-17)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede na modalidade mestrado profissional da Universidade Federal de ... -
Sequências didáticas para a formação docente: recursos digitais para professores dos anos iniciais de São Vicente do Sul
(2024-04-25)O seguinte estudo foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (PPGTER/UFSM), na linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede. ... -
Ser protagonista: produção colaborativa de textos em língua inglesa
(2016-09-23)O ensino de línguas dispõe de inúmeras possibilidades de apoio, visto a grande variedade de tecnologias que acompanham os diversos ambientes de aprendizagem. O presente trabalho, realizado no Mestrado de Tecnologias ... -
Stop motion na sala de aula: utilizando fotografias em movimento como estratégia de construção do conhecimento em uma escola do campo de Santa Rosa - RS
(2019-08-29)Pensando nas dificuldades existentes nas escolas do campo, dentre as quais, possivelmente, encontra-se o uso das tecnologias como ferramenta educacional, sem a necessária utilização da internet, surgiu a proposta de uma ... -
Super Mario Logic: um jogo sério para lógica de programação
(2016-09-26)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e tem como produto final um Jogo Sério chamado Super ... -
Suricato - Educação Colaborativa: uma proposta de rede colaborativa para apoio à educação básica
(2023-04-05)Com a popularização do acesso à internet, vemos no uso das tecnologias em rede uma oportunidade para desenvolvimento de ferramentas que contribuam para a minimização de problemas da sociedade, incluindo os problemas ... -
TEAjudo - plataforma online de apoio para professores com alunos autistas em sala de aula
(2024-06-06)A produção de conhecimento fomentada dentro de um grupo de pesquisa em escolas, pode ajudar a mudar práticas pedagógicas, servindo de indicativo para o desenho de novos modelos de formação que possam ser utilizados futuramente ...