Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por tipo "Dissertação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 186
-
TEAjudo - plataforma online de apoio para professores com alunos autistas em sala de aula
(2024-06-06)A produção de conhecimento fomentada dentro de um grupo de pesquisa em escolas, pode ajudar a mudar práticas pedagógicas, servindo de indicativo para o desenho de novos modelos de formação que possam ser utilizados futuramente ... -
Ensino e aprendizagem da língua inglesa a distância
(2017-12-21)O papel do tutor em um curso a distância é muito importante como mediador no processo pedagógico. Para que essa mediação aconteça de forma mais efetiva, é necessária uma abordagem dialógico-problematizadora. A fim de ... -
Implementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Maria
(2019-02-27)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado ... -
Formação inicial de professores do curso normal e recursos educacionais abertos: possibilidades e desafios para a prática profissional
(2021-02-19)Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, pretende, de modo geral, ... -
Padrões de competência em TIC para professores
(2021)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade ... -
Da elaboração de um LMOOC de proficiência em leitura em língua espanhola
(2022-08-31)Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um LMOOC: curso massivo aberto e online de Língua Espanhola para fins específicos, qual seja, suficiência em leitura em língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se a ... -
Teoria dos estilos de aprendizagem para planejamento e desenvolvimento de disciplinas no Moodle
(2015-11-24)A presente pesquisa faz parte da linha de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM e partiu da reflexão sobre Estilos de Aprendizagem, bem como pela ... -
Crisálida: um website como proposta colaborativa de formação
(2023-03-31)Este trabalho está ligado à linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede (LP1) do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ... -
Rede de colaboração entre bibliotecas da UNIPAMPA para o compartilhamento de materiais em formato digital acessível para usuários com deficiência visual – uma proposta de implantação
(2019-08-20)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa ... -
O projeto aluno monitor da sala de informática nas escolas da rede municipal de Santa Maria: reflexos de uma formação
(2018-07-04)A habilitação de alunos monitores para atuar nas salas de informática, auxiliando na integração das tecnologias educacionais em rede à prática pedagógica dos professores das escolas municipais de Santa Maria é o tema ... -
Curtir, compartilhar, aprender e ensinar: possibilidades de uso do facebook como ambiente de ensino-aprendizagem no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
(2018-08-07)Em uma época em que o acesso a informação não está restrito a ambientes escolares, surgem novas formas de ensino-aprendizagem. O conjunto de informação, conhecimento, economia e cultura forma a chamada sociedade em rede ... -
A integração das TIC no contexto do programa de aprendizagem no transporte: possibilidades e realizações
(2015-09-08)Esta pesquisa, realizada junto ao Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede , propôs-se investigar a integração ... -
O uso das TIC na promoção da acessibilidade de estudantes disléxicos na UFSM
(2018-08-30)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER, Mestrado Profissional, da Universidade ... -
Um possível palco trágico para a educação: elementos e categorias Apolíneo-Dionisíacos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem
(2017-08-18)A partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER – mestrado), em sua linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, na área de ... -
Propostas emergentes: a videoaula como recurso pedagógico no ensino superior
(2017-11-21)A presente dissertação tem como tema a produção de videoaula.O objetivo de pesquisa é sistematizar um projeto pedagógico para implementar oficina de capacitação docente com foco na produção de videoaula no ensino superior. ... -
Gestão de revistas científicas acadêmicas: implantação de um Template nas revistas Educação e Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
(2018-11-09)A pesquisa analisou a inserção de um template para o recebimento de artigos enviados aos periódicos Educação (UFSM) e Revista Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, via Sistema ... -
Um jogo híbrido como estratégia de leitura para a obra clássica Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
(2023-12-20)Este estudo integra a linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria, do Mestrado Profissional. O ... -
Proposta de gestão pedagógica para o ensino de língua portuguesa por meio de dispositivos móveis
(2019-08-26)O cenário contemporâneo e tecnológico demanda novas habilidades de seus usuários para a leitura, a compreensão e a produção de textos digitais e multimodais disseminados na sociedade (ROJO 2015; RIBEIRO 2016), principalmente, ... -
Investigação de diretrizes pedagógicas-tecnológicas para orientar o redesign de cursos de línguas a distância: o caso English online 3D
(2023-08-08)As alterações no sistema educativo, provocadas pela pandemia da COVID-19, sublinham a necessidade de expandir investigações e procurar soluções para o ensino on-line, com especial enfoque no design de materiais digitais ... -
Dispositivos móveis no ensino médio inovador: um estudo de controvérsias a partir da teoria ator-rede
(2015-07-08)A presente pesquisa parte da demanda de se pensar em uma nova metodologia de trabalho no Ensino Médio Inovador que dê conta das necessidades pedagógicas interdisciplinares, voltada para o uso das tecnologias em rede, ...